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Projetos CAPES-Print

Formação Humana, Cultura e Aprendizagens

Apresentação

Em um mundo crescentemente marcado pela diversidade – étnica, religiosa,  e gênero, de classe – arte e cultura vêm adquirindo relevância progressiva em processos sociais contemporâneos. Nossas pesquisas acompanham esse movimento, entendendo a cultura como padrões de comportamento, artes, crenças e instituições; como mediada e constituída por linguagens, incluindo mídias e tecnologias digitais e expressa em línguas e outras formas de expressão estética. 

Nessa acepção, instituições e processos educativos, formais e não formais, são centrais à transmissão e constituição de culturas, individual e coletivamente e, portanto, da subjetividade humana, além de estruturas socioculturais. Seguindo essa acepção o objetivo é articular nossas investigações com outros programas, junto com instituições no exterior. 

Os eixos principais do projeto são: linguagens; identidades; aprendizagens; cognição; criatividade; materialidades; sonoridades; estética; memória. Os objetivos centrais são: compreender como crianças, jovens e adultos se formam como sujeitos em contextos formais e informais; o papel de línguas, arte e culturas na formação identitária e na cognição humana; o papel do corpo e do ambiente no pensamento humano; o papel das tecnologias e da mídia na cognição e na aprendizagem humana; as dimensões ética e estética do pensamento e da aprendizagem humana; processos educativos como formas de inclusão e resistência.

Nossa intenção é adensar a discussão em torno de arte e cultura e contribuir para desenvolvimentos no campo da educação, em uma conjuntura marcada pela aproximação de diferenças. Arte e cultura serão porta de entrada para pesquisas auxiliares na implementação de políticas públicas; para processos de subjetivação e produção de identidades individuais e coletivas; para reconceituação de noções tais como mente, corpo e aprendizagem,  resultando em novas políticas do conhecimento relativas ao conhecimento transmitido, aos sujeitos de pesquisa e àqueles a que formamos, os futuros profissionais da educação.

Docentes envolvidos

Rosália Duarte (Coordenadora nacional), PUC-Rio

Gustavo Fischmann (Coordenador internacional), Arizona State University

Cristina Carvalho, PUC-Rio

Giselle Ferreira, PUC-Rio

Jefferson Soares, PUC-Rio

Magda Pischetola, IT University of Copenhagen 

Maria Inês Marcondes, PUC-Rio 

Mylene Mizrahi, PUC-Rio

Patrícia Coelho da Costa, PUC-Rio 

Ralph Bannell, PUC-Rio

Silvia Brilhante, PUC-Rio

Sonia Kramer, PUC-Rio

Zena Eisenberg, PUC-Rio

Problema 

O debate acerca do papel do corpo, da sensibilidade, das linguagens e da sociabilidade na formação humana carece de aprofundamento e de abertura para outras perspectivas teórico-práticas. Isso exige estudos voltados para a reconceituação de temas-chave da área de educação, buscando construir uma perspectiva epistemológica que leve em conta a dimensão estética e as diferentes linguagens e culturas na configuração do entendimento humano. O pressuposto central é o de que essas dimensões são imprescindíveis para o desenvolvimento humano e, portanto, para a aprendizagem. 

Por essa razão, nosso problema de pesquisa consiste na reconfiguração dos conceitos de mente, corpo, linguagens, aprendizagem e culturas dentro de um paradigma pós-cartesiano de análise da transmissão/aquisição de conhecimentos. O projeto acompanha a crescente estetização da vida coletiva e cotidiana na contemporaneidade, permitindo considerar o lugar que a criatividade humana e cultural ocupa na aquisição de conhecimento e na formação desses sujeitos, sejam eles crianças, jovens ou adultos.

Nesse sentido, o lugar que a dimensão estética ocupa em nosso projeto de pesquisa diz respeito ao modo como esta, por meio das sonoridades, das materialidades e das corporalidades, permite-nos aceder a esses sujeitos, seus processos de subjetivação e seus processos de formação. Na tentativa de analisarmos os processos educacionais e suas formas comunicativas, buscamos entender a aprendizagem como um processo inerentemente relacional, recursivo e emergente. É necessário vincular a corporalidade com a linguagem e desenvolver uma análise que não inflaciona, nem reduz, corpos ou linguagem verbal na explicação de cognição. 

Nessa concepção, a aprendizagem é mediada pela comunicação, a cultura e a linguagem, mas também pelo movimento do corpo, sua sensibilidade e seu acoplamento com a materialidade da vida. Por essa via podemos compreender processos cognitivos como estando-no-mundo, em vez de na cabeça, e que são constrangidos e regulados por sensibilidades estéticas e emotivas bem como linguagem e dimensões normativas de práticas sociais e culturais. Ao agir e comunicar, não só o sujeito aprende, mas aprende com o outro e ambos aprendem, simultaneamente, a aprender.

Objetivos

  • Reconceitualizar temas-chave da educação – mente, corpo, culturas, linguagens – em diálogo com estudos contemporâneos, que rompem com o paradigma dualista e internalista da aprendizagem humana.
  • Identificar e analisar currículos e processos pedagógicos que podem favorecer uma formação humana plena. 
  • Incorporar ao debate educacional novas concepções acerca do papel desempenhado pela percepção estética, as linguagens e os artefatos culturais nos processos de aprendizagem e na formação humana. 
  • Oferecer subsídios para a reconfiguração e inovação das ideias, das instituições e das práticas educativas em contexto brasileiro. 
  • Rediscutir as teorias do conhecimento e da aprendizagem com uma perspectiva crítica ao racionalismo internalista e a sua aplicação nas práticas educativas.

Ações (2018-2021)

O projeto Formação Humana, Cultura e Aprendizagens desenvolveu diversas ações presenciais e remotas no período entre 2018 e 2021, dentre elas:

  • Reuniões e encontros de grupos de trabalho para discussão e planejamento da execução do projeto com a gestão do PPGE, com a equipe de pesquisadores, com os funcionários do PPGE vinculados ao projeto e com o coordenador estrangeiro do projeto.
  • Missão de trabalho de Gustavo Fischmann (Arizona State University), coordenador estrangeiro do projeto, na PUC-Rio, entre maio e junho de 2019;

Missão de trabalho da professora Zena Eisenberg (PUC-Rio) à Arizona State University, nos EUA;

Organização e publicação de dois livros:

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