O livro “Ensinar e Aprender Yiddish hoje?” é fruto do encontro, compromisso e diálogo de Sonia Kramer, Marcia Antabi e Inés Miller, que coordenam o “Núcleo Viver com Yiddish: pesquisas, cursos e projetos culturais” da PUC-Rio. O núcleo atua e se dedica, como instituições em vários países, à resistência e conhecimento da língua, música, literatura e teatro Yiddish.
Autoras e autores trazem nos seus textos diversos olhares sobre as ações com a língua e a cultura Yiddish que vêm sendo realizadas nos últimos anos no Rio de Janeiro. Assim, a vida e a alegria de poder falar, cantar, dançar, rir ou chorar podem ser lidas nas palavras de Léa Tabak; Ilana Reznik, Aline Silveira, Bruno Botelho, Tarsila Nascimento; Thelma Pollon e Marcia Stein; Inés Kayon de Miller; Israel Tabak; Marcia Antabi; Alice Reimann; Mirian Garfinkel e Sonia Goussinsky e Sonia Kramer.
Por fim, o prefácio de Shane Baker, a apresentação de Lilian Starobinas, a orelha de Rosana Kohl Bines e a quarta capa de Eliane Pszczol e Gustavo Emos contribuem para tecer o cenário desse movimento intenso e bonito.
“Ensinar e Aprender Yiddish hoje?” Um livro que tem uma pergunta como título? E farvos nisht? Por que não?”
Confira aqui o registro do lançamento, realizado no Rio de Janeiro. O livro foi publicado pela Numa Editora.
A professora Sonia Kramer é Professora Emérita do Departamento de Educação da PUC-Rio, onde coordena: o Curso de Especialização em Educação Infantil; o grupo de pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura (INFOC); o Curso Trajetórias Judaicas, realizado em convênio entre a PUC-Rio e Museu de Arte do Rio/MAR; o “Núcleo Viver com Yiddish: pesquisas, cursos e projetos culturais”, que integra o Instituto de Altos Estudos em Humanidades da PUC-Rio; o Projeto de Pesquisa: “Mulheres que escreviam em Yiddish: memória, resistência e superação”.
Criação e revisão de texto: Mirna Juliana Santos Fonseca