PPGE PUC-Rio na 41ª Anped

A 41ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação  (ANPEd) ocorreu de 22 a 27 de outubro, em Manaus, com o título: “Educação e equidade: bases para Amar-zonizar o país”. A reunião deste ano foi marcada pelo retorno às atividades presenciais e reconstrução do Brasil. Conforme expõem os organizadores do evento: “é chegado o momento de buscar caminhos e unir forças para restaurar o país e avançar no sentido de uma nova ordem social, orientada pelo respeito e convivência da diversidade.”

Nesse clima e tendo como fio condutor a equidade, foram conduzidas as palestras, encontros nos grupos de trabalho, oficinas, lançamentos de livros, dos quais participaram estudantes, professores e coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio.

Ao todo, o PPGE se fez presente em 6 grupos de trabalho (GTs) diferentes (13 comunicações e  3 painéis). Ao todo, 8 grupos de pesquisa do programa (DEdTec, Diversias, INFOC, GEFOCC, GEPEMCI, GESQ, LAEd, Profex) estavam representados no evento (4 alunos, 6 egressos, 2 pós-doutorandos e 7 professores). Os coordenadores do PPGE participaram das reuniões do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd). Além disso, o programa também participou do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE).

A Reunião Nacional da ANPEd é vista como o maior evento de debate para o avanço da pesquisa em educação no país, pois congrega uma grande diversidade perspectivas sobre a pesquisa em educação em diferentes campos, a partir de várias abordagens teórico-metodológicas. Como relata o egresso do PPGE João Carlos Gino, “Participar da Reunião Nacional da ANPEd foi uma grande oportunidade de troca com colegas pesquisadores de todo o país, reafirmando a importância de espaços como esse para o fortalecimento da pesquisa em Educação no Brasil.”

(João Carlos Gino em apresentação no GT 14)

A professora Silvana Mesquita ressalta a parceria interinstitucional para a realização da pesquisa:

O trabalho apresentado foi resultado de uma parceria de pesquisa com pesquisadores de três instituições de diferentes estados, com a PUC-Rio. São eles os professores Sulivan Ferreira de Souza (UFPA) e Ivanildes Apoluceno (UEPA), Vania Finholdt Angelo Leite (FFP/UERJ), Cláudia Starling Bosco (UFMG/UNEB). Juntos aproximamos nossas pesquisas sobre professores, escola e práticas pedagógicas de diferentes realidades brasileiras, em torno do tema da diversidade , originando o painel temático: “Docência e formação em movimento na diversidade de atores e contextos”.

(Silvana Mesquita com colegas do painel apresentado no GT 04)

Outro painel temático foi proposto pela professora Giselle Martins dos Santos Ferreira, intitulado: “Educação e tecnologia: entre a potência e a realidade”, do qual participaram professores e alunos da UNESA e UniSantos.

Um importante debate sobre o tema das desigualdades, do preconceito e da discriminação na Educação Básica foi realizado no painel temático “Políticas afirmativas, expansão, territórios e trajetórias escolares na Educação Básica pública: os desafios da inclusão social”. Esse painel foi proposto pela coordenadora da pesquisa, Alicia Bonamino, e contou com três painelistas: Juliana Nascimento Cock (UFES), Naira Muylaert (PUC-Rio) e Rosiléia Nierotka (UFFS).

(Foto dos integrantes do LAEd no GT 14)

Outra atividade vinculada à pesquisa Capes-Print que ocorreu na 41ª Reunião da ANPEd foi o minicurso “Introdução ao uso de dados espaciais na pesquisa em Educação”, proposto por Juliana Nascimento Cock, Naira Muylaert e Karina Carrasqueira (GESq/PUC-Rio e UFRJ). Numa perspectiva interdisciplinar, transitando entre a Sociologia da Educação, a Sociologia Urbana e a Geografia, a proposta do minicurso objetivou discutir as contribuições do uso de dados espaciais para as pesquisas em Educação. Foi debatido o Sistema de Informação Geográfica/Geographic Information System (SIG/GIS), as funcionalidades básicas dos repositórios de dados e a leitura e análise de mapas e de dados espaciais.

Os trabalhos apresentados como comunicação nas reuniões dos GTs e nos painéis foram os seguintes:

Allan do Carmo Silva e Pedro Teixeira Controle moral conservador na educação: análise de lei que proíbe material sobre diversidade sexual nas escolas públicas de Nova Iguaçu (RJ)
Carlos César de Oliveira ANPEd sudeste: caminhos e perspectivas para o campo da didática
Cristina Carvalho e Luisa Andries “Não precisa escolher, só aparece”: a influência da mídia digital na experiência musical de crianças
Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira Contextos de implementação da BNCC de história em escolas públicas cariocas: ambiguidades e conflitos.
Edson Cordeiro dos Santos A legislação nacional e a avaliação da educação infantil: processo de indução e panorama municipal
Giselle Ferreira e Kadja Vieira As empresas GAFAM na Educação Básica durante a pandemia de Covid-19: do ensino à disponibilização?
Helce Amanda Moreira, Pedro Teixeira Coalizão Homeschooling Brasileira: suas crenças a partir do modelo de coalizões de defesa
João Carlos Gino Autoeficácia do diretor, desempenho e equidade dos resultados escolares no ensino fundamental: construção e validação de índice e modelos para o Rio de Janeiro e o Brasil
José E. Duarte Filho, Maria Inês Marcondes e Renato Pontes Costa Existe uma especificidade na didática para a educação de jovens e adultos (EJA)?
Juliana Nascimento Cock Dimensão sócio-espacial das desigualdades educacionais: um estudo sobre a expansão territorial do Colégio Pedro II (RJ)
Marina Meira de Oliveira Distribuição do conhecimento de língua inglesa no Brasil: um problema de política pública educacional e um estudo de caso de implementação
Naira Muylaert Reserva de vagas no Colégio Pedro II: da Educação Básica à Pós-Graduação
Rosileia Lucia Nierotka A repetência no Colégio Pedro II: um estudo exploratório
Silvana Mesquita Concepções de didática e prática docente: o tema da diversidade como lacuna formativa
Willer Moravia, Mª. Elizabete N. Ramos e Naira Muylaert A produção acadêmica sobre ações afirmativas de acesso à Educação Básica: notas metodológicas

O trabalho “A produção acadêmica sobre ações afirmativas de acesso à Educação Básica: notas metodológicas”, apresentado pelo doutorando do PPGE/PUC-Rio Willer Moravia, pela pesquisadora Maria Elizabete Ramos (LAEd/PUC-Rio) e pela professora e pesquisadora Naira Muylaert, foi desenvolvido no âmbito da pesquisa Capes-Print do PPGE/PUC-Rio. O estudo mapeou a produção acadêmica – artigos, teses e dissertações – que aborda empírica e/ou teoricamente o tema das ações afirmativas, particularmente a reserva de vagas, em instituições de ensino da Educação Básica, tendo como recorte analítico as potencialidades e os limites das estratégias metodológicas de levantamentos de produções acadêmicas.

A importância desse momento para a formação de nossos pesquisadores e o desenvolvimento de suas investigações pode ser percebida em seus relatos, que tratam do reencontro com colegas e pesquisadores renomados em seus campos específicos, até a presença na Amazônia, como importante território de resistência:
A ANPEd 2023 foi excelente pela oportunidade de reencontrar presencialmente muitos amigos que há tempos não víamos, assim como conhecer pessoalmente vários pesquisadores cujos trabalhos já vínhamos estudando. Além disso, foi a primeira vez que estive no Amazonas e na região Norte, sendo um privilégio poder ter contato – ainda que breve – com a cultura, ambiente e pessoas do lugar. (Pedro Teixeira, Vice-coordenador do PPGE)
(Pedro Teixeira com colegas no GT 05)
A participação nas ações gerais da Reunião Nacional, seja nas discussões dos trabalhos encomendados, bem como nos diversos trabalhos apresentados, foi de grande importância para o desenvolvimento da pesquisa e trouxeram muitas informações e conhecimentos para apoiar nas ações do Grupo de Pesquisa. O trabalho que apresentei refere-se ao Projeto de Pós-Doutorado, com o objetivo de investigar as políticas de avaliação na Educação Infantil propostas pelo Governo Federal e suas repercussões em municípios do estado do Rio de Janeiro. Desta forma, constituiu um excelente espaço para a socialização dos achados da pesquisa, permitindo a reflexão sobre as ações e gestões municipais, envolvendo pesquisadores/as de referência nacional sobre o tema da Avaliação na Educação Infantil. (Edson Cordeiro, pós-doutorando)
(Edson Cordeiro dos Santos, Apresentação no GT 07)
Acredito que para novos/as pesquisadores/as estar/participar da Anped é sempre muito formador, tendo em vista os diálogos tecidos com outros/as pesquisadores/as. Outro aspecto que considero importante é a proximidade com jovens pesquisadores/as que assim como eu estão vivendo os desafios da pesquisa: sobre este assunto eu destaco os diálogos sobre o papel das artes e suas linguagens na formação, bem como a sua capacidade de sensibilizar pessoas, com vista a uma formação humanizada e problematizadora da realidade. Quanto ao GT 4, onde submeti e apresentei o trabalho, o mesmo contribuiu para me re-pensar como pesquisador, tendo em vista as questões levantadas após a apresentação. Contribuiu, ainda, para ampliar o meu olhar sobre os diferentes contextos de ensino, desde as Escolas Cívico Militares até a proposição de uma didática freireana. (Carlos César de Oliveira, aluno)

(Carlos César de Oliveira, participação nos GTs 04 e 06)

Participar da 41ª Reunião da ANPEd foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. Um dos pontos altos do evento foi a oportunidade de interagir com pesquisadores experientes e emergentes em minha área de estudo. Essas interações não apenas ampliaram minha compreensão dos tópicos discutidos, mas também forneceram insights valiosos para o desenvolvimento da minha própria pesquisa. A troca de experiências com outros pós-graduandos, enfrentando desafios semelhantes, foi particularmente encorajadora, fortalecendo a sensação de comunidade e colaboração no campo da educação. As discussões sobre equidade e inclusão no sistema educacional brasileiro, em particular, ressaltaram a necessidade de abordagens mais holísticas e contextualizadas na formulação de políticas e práticas pedagógicas. (Willer Moravia, aluno)

(Willer Moravia em apresentação no GT 14)
É sempre muito bom participar das reuniões nacionais da Anped, são momentos de encontro, partilha e aprendizado. A Anped também foi uma oportunidade para a divulgação do meu livro ‘Pacto pela Alfabetização: arranjos e contextos’, recentemente lançado pela editora Appris, e do e-book ‘Rede de estudos sobre implementação de políticas públicas educacionais em ação: trajetória, produção e incidência no campo da educação’, recentemente lançado pela editora CRV, sobre os trabalhos da Reippe, rede da qual faço parte. Penso que a escolha de Manaus para receber a Anped de 2023 foi muito acertada, e contribuiu para pensarmos a diversidade e imensidão do nosso país. A população manauara agradeceu. (Maria Elizabeth Ramos, egressa)
Minha participação foi muito relevante não só para minha formação acadêmica, mas também pela contribuição que trouxe para o campo educacional, na medida em que foi apresentado um trabalho inédito e inovador onde ainda existe uma lacuna de trabalhos neste tema e também por ter utilizado conceitos da Ciência Política e dos estudos de implementação para a análise de uma política educacional curricular. (Deisilucy Sequeira, aluna)

(Deisilucy Sequeira em apresentação no GT 14)

Poder participar de um evento tão rico quanto a 41ª Reunião da Anped, realizada em um território mais rico ainda, foi uma experiência incrível. Destaco a qualidade dos trabalhos apresentados no GT de que participei, e a programação recheada de conferências, palestras e sessões de conversa imperdíveis (a ponto de ter sido difícil escolher em qual delas estar presente). No meu caso específico, foi muito profícuo poder discutir questões relacionadas à desigualdade na distribuição do conhecimento de língua inglesa no Brasil estando na região Norte de nosso país, que apresenta desafios e potencialidades específicos para a implementação de políticas educacionais. (Marina Meira de Oliveira, egressa)

(Marina Meira em apresentação no GT 14)

As fotos compartilhadas pelos integrantes do PPGE/PUC-Rio na ANPEd e os temas dos trabalhos apresentados falam do comprometimento, participação e alegria em estar no evento, construindo novas reflexões para a pesquisa em educação, como bem sintetiza o doutorando Willer Moravia:

Em suma, a 41ª ANPEd foi uma experiência extremamente valiosa que contribuiu significativamente para aprofundar meu entendimento sobre questões chave no campo da educação e para enriquecer minha pesquisa de pós-graduação. Foi uma oportunidade única de estar imerso em um ambiente intelectualmente estimulante, que reafirmou meu compromisso com a pesquisa educacional e seu papel crucial na transformação social.
Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca
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