"O livro consegue superar a literatura tradicional sobre implementação de políticas educacionais, apontando para novas referências, de forma inovadora. A autora mobiliza autores do campo da ciência política na análise do Pnaic, uma política cujas normas foram definidas nacionalmente e na qual coube ao governo federal um modo de coordenação que precisou transitar pela divisão de competências garantida pela Constituição Federal de 1988 e, portanto, pelo regime de colaboração entre a União, estados e municípios. A análise aborda ainda a forma como o Pnaic foi adaptado e reformulado pelos atores do processo de implementação em contextos políticos e institucionais diversos do estado do Rio de Janeiro, como a secretaria estadual e as secretarias municipais de educação, as escolas e uma universidade federal. Suas análises permitem a autora chegar à conclusão de que o enfrentamento dos conflitos e as realizações do Pnaic foram propiciados por um ambiente de trabalho colaborativo e de abertura ao diálogo e à negociação. O desvelamento da trajetória do Pnaic no contexto fluminense mostra, de maneira crítica e inspiradora, algo em certo sentido inédito para a cultura política brasileira: uma crença na positividade de políticas públicas educacionais, mesmo daquelas desenvolvidas em ambientes federativos e institucionais complexos e conflituosos." (Texto da segunda orelha do livro).

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca