A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) publicou em maio/2025 o dossiê “Educação e tecnologia: criticidade, criatividade e políticas”, organizado pelas professoras do PPGE/PUC-Rio: Giselle Ferreira, Mirna Juliana e Rosália Duarte.
O dossiê foi selecionado no edital da revista ainda em 2023 e compõe o volume nº 41 do periódico.
A proposta do dossiê é oferecer subsídios ao importante debate sobre a formulação de políticas ancoradas em evidências empíricas e em discussões bem fundamentadas a respeito da complexa presença da tecnologia, sobretudo digital, na educação.
Além da apresentação, o dossiê conta com 8 artigos de pesquisadores nacionais e internacionais, entre os quais uma entrevista que Giselle Ferreira fez com o professor Neil Selwyn (Monash University, Melbourne, Austrália), pesquisador de destaque internacional na área de educação digital, com expertise específica nas limitações e problemas da vida real enfrentados na implementação da educação baseada em tecnologia.
A RBPAE é uma publicação da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), que tem por objetivo/missão financiar estudos e experiências educacionais e promover o debate e reflexões em torno de questões teóricas e práticas no campo da gestão da educação e seus processos de planejamento e de formulação e avaliação de políticas educacionais no âmbito dos sistemas de ensino, escolas, universidades e outros espaços públicos de educação e formação cidadã.
O dossiê pode ser acessado aqui .
Boa leitura!