
Mesa: Relação família-escola e construção de percursos educativos
Trabalho: A ESCOLHA DA ESCOLA: AS ESTRATÉGIAS FAMILIARES PARA ACESSO E PERMANÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS DE EXCELÊNCIA – COLÉGIO PEDRO II
Autoras: Nívia Xavier Correia Nóbrega (LAEd/PUC-Rio); Naira Muylaert (LAEd/PUC-Rio)

Trabalho: EXPECTATIVAS DOS CONCLUINTES DE 2024 DO COLÉGIO PEDRO II: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS AO QUESTIONÁRIO
Autoras: Karina Carrasqueira (Universidade São Francisco); Maria Elizabete Neves Ramos (LAEd/PUC-Rio)

Mesa: A militarização da educação e o avanço do neoconservadorismo
Trabalho: ARRANJOS INSTITUCIONAIS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES (Pecim) EA TEIA INSTITUCIONAL AUTOFOMENTADA
Autor: Johnny Chaves de Oliveira (LAEd/PUC-Rio)

Mesa: Trajetórias educacionais, desigualdades e políticas públicas
Trabalho: REFORMAS E INICIATIVAS DE MELHORIA ESCOLAR: A LIDERANÇA PEDAGÓGICA EM DIFERENTES SISTEMAS EDUCACIONAIS NO ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL
Autores: Hiago César Franklin (LaPOp/UFRJ); Deisilucy de Aragão Fernandes (LAEd/PUC-Rio); Adriana Norbert Gomes de Araújo (LaPOp/UFRJ)

Trabalho: MOBILIZAÇÃO DE CAPACIDADES ESTATAIS: A ATUAÇÃO DA UNDIME E DOIS MUNICÍPIOS FLUMINENSES NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC
Autora: Marina Y Gonzales Leal (LAEd/PUC-Rio)

Mesa: Ensino Médio entre políticas recentes e o desafio do acesso e permanência
Coordenação: Naira Muylaert (LAEd/PUC-Rio)
Trabalho: NA PONTA DA POLÍTICA: PROFESSORES COMO BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA E OS EFEITOS DO PIBID NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Autoras: Maria Eduarda da Cunha Silva (LAEd/PUC-Rio); Naira Muylaert (LAEd/PUC-Rio)

Mesa: Medidas educacionais e políticas de avaliação
Trabalho: PANORAMA DAS PESQUISAS NACIONAIS E LATINO-AMERICANAS SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E O TEMPO ESCOLAR AMPLIADO FRENTE A DESIGUALDADE EDUCACIONAL
Autoras: Deisilucy de Aragão Fernandes (LAEd/PUC-Rio); Alicia Bonamino (LAEd/PUC-Rio)

O Painel Temático iniciou na ANPED “Neoconservadorismo e Expansão da Militarização das Escolas Públicas no Brasil” , coordenado pelo professor Fernando Cássio (USP), conto com a participação do doutorando Johnny Chaves de Oliveira (LAEd/PUC Rio) apresentando os primeiros resultados do campo empírico da tese, referentes às representações sociais sobre dois cívico-militares municipalizados no Rio de Janeiro após a revogação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Na ocasião, vários pesquisadores que pesquisaram o tema dialogaram sobre a necessidade de se construir uma base de dados sólida para mapear esses diversos arranjos de implementação, bem como uma tipologia dos diversos formatos de escolas com vidas militarizadas. Além disso, foram levantados diversos temas de agenda para pesquisas futuras em interlocução junto à Rede Nacional de Pesquisa Sobre Militarização da Educação (RePME).



