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Pesquisa premiada no 1º Concurso Público de Teses e Dissertações sobre o Estado do Rio de Janeiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio teve mais uma tese premiada. Trata-se da pesquisa da egressa Vanessa Weber de Castro, intitulada: "Trabalho, educação, música e arte: o ensino de música nas escolas públicas do Estado da Guanabara (1960-1975)", orientada pela professora Patrícia Coelho da Costa. A tese foi premiada com Menção Honrosa no 1º Concurso Público de Teses e Dissertações sobre o estado do Rio de Janeiro. O concurso foi promovido pelo Instituto Pereira Passos (IPP), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Rio de Janeiro (FAPERJ) e o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o site do concurso, foram "objeto a seleção e premiação das 02 (duas) melhores teses de doutorado, 02 (duas) melhores dissertações de mestrado que estimulem a reflexão sobre o processo de desenvolvimento social, urbano, econômico, político, cultural, ambiental, histórico e do patrimônio histórico do Estado do Rio de Janeiro, as suas regiões e cidades. Além disso, será concedida uma menção honrosa que aborde a capital fluminense de maneira central ou correlata." De acordo com a orientadora, Patrícia Coelho:
A importância do prêmio é a valorização da história da educação do Estado da Guanabara, um período pouco estudado, mas tem questões fundamentais para compreender determinados problemas que enfrentamos até hoje, como a desvalorização do ensino de música em nossas escolas. A geração dos anos 1970 foi educada sem essa disciplina e essas pessoas atualmente estão em postos de comando. Os outros trabalhos premiados têm como objeto de estudo o planejamento e as políticas públicas, apenas a tese de Vanessa aborda o Estado da Guanabara e a história da educação.
Todos os trabalhos premiados foram publicados no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro de 1º de dezembro deste ano. A tese de Vanessa Weber foi defendida em 2019 e está disponível na Biblioteca da PUC-Rio. Além de doutora em Educação pela PUC-Rio, a autora tem Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio, 2005), Especialização em Regência Coral pela UFBA (2022), Especialização em Ensino da Artes pela Universidade Veiga de Almeida (2008) e Mestrado em Música também pela Unirio (2011), na área de Educação Musical. Cursou também o Técnico em Violão na Escola de Música Villa-Lobos (2004). Atualmente é Professora de Educação Musical do Colégio Pedro II - Campus Realengo II, atuando no Ensino Médio Integrado - Técnico em Instrumento Musical nas disciplinas Percepção Musical e Prática Instrumental (Violão) e é Coordenadora da Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica do Departamento de Educação Musical. É regente do Coral Nosso Canto, coro independente do Rio de Janeiro. Atuou por 9 anos como professora docente de Artes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Colégio Estadual Álvaro Negromonte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, e pesquisa principalmente nos seguintes temas: música, história do ensino da música, ensino da arte, prática docente e Estado da Guanabara.

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

"Guia de prática docente" - IRI e Educação (PUC-Rio)

O Laboratório de Metodologias do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio lançou o Guia de Práticas Docentes, organizado por Nycolas Candido da Silva Lau (egresso do IRI), Vítor de Souza Costa (doutorando do IRI), Rosália Duarte (Profª. do Dep. de Educação da PUC-Rio) e Isabel Rocha de Siqueira (Profª. do IRI). O guia foi publicado como e-book e tem por objetivo: "auxiliar principalmente estagiárias docentes das diversas áreas das Ciências Sociais e Humanas, mas não somente: acreditamos ser crucial a constante renovação do pensamento reflexivo sobre essa profissão mesmo para todas de nós já com carreira consolidada e experiência em sala de aula. Mais ainda, como prática em que se assenta o trabalho de todas nós nas variadas áreas, este diálogo ganha com um olhar interdisciplinar." (p. 8). Professores do Departamento de Educação contribuem com a publicação na organização e com um texto sobre "Avaliação: breves reflexões para a prática pedagógica" (Pedro Teixeira) e um verbete sobre "Profissão docente" (Silvana Mesquita). O guia foi lançado no evento As Relações Internacionais como Pedagogia Política, realizado em novembro/2023, que debateu diversos encontros entre as relações internacionais e pedagogia. O guia pode ser acessado neste link.

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

PPGE PUC-Rio na 41ª Anped

A 41ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação  (ANPEd) ocorreu de 22 a 27 de outubro, em Manaus, com o título: "Educação e equidade: bases para Amar-zonizar o país". A reunião deste ano foi marcada pelo retorno às atividades presenciais e reconstrução do Brasil. Conforme expõem os organizadores do evento: "é chegado o momento de buscar caminhos e unir forças para restaurar o país e avançar no sentido de uma nova ordem social, orientada pelo respeito e convivência da diversidade." Nesse clima e tendo como fio condutor a equidade, foram conduzidas as palestras, encontros nos grupos de trabalho, oficinas, lançamentos de livros, dos quais participaram estudantes, professores e coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. Ao todo, o PPGE se fez presente em 6 grupos de trabalho (GTs) diferentes (13 comunicações e  3 painéis). Ao todo, 8 grupos de pesquisa do programa (DEdTec, Diversias, INFOC, GEFOCC, GEPEMCI, GESQ, LAEd, Profex) estavam representados no evento (4 alunos, 6 egressos, 2 pós-doutorandos e 7 professores). Os coordenadores do PPGE participaram das reuniões do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd). Além disso, o programa também participou do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). A Reunião Nacional da ANPEd é vista como o maior evento de debate para o avanço da pesquisa em educação no país, pois congrega uma grande diversidade perspectivas sobre a pesquisa em educação em diferentes campos, a partir de várias abordagens teórico-metodológicas. Como relata o egresso do PPGE João Carlos Gino, "Participar da Reunião Nacional da ANPEd foi uma grande oportunidade de troca com colegas pesquisadores de todo o país, reafirmando a importância de espaços como esse para o fortalecimento da pesquisa em Educação no Brasil."
(João Carlos Gino em apresentação no GT 14)

A professora Silvana Mesquita ressalta a parceria interinstitucional para a realização da pesquisa:

O trabalho apresentado foi resultado de uma parceria de pesquisa com pesquisadores de três instituições de diferentes estados, com a PUC-Rio. São eles os professores Sulivan Ferreira de Souza (UFPA) e Ivanildes Apoluceno (UEPA), Vania Finholdt Angelo Leite (FFP/UERJ), Cláudia Starling Bosco (UFMG/UNEB). Juntos aproximamos nossas pesquisas sobre professores, escola e práticas pedagógicas de diferentes realidades brasileiras, em torno do tema da diversidade , originando o painel temático: "Docência e formação em movimento na diversidade de atores e contextos".
(Silvana Mesquita com colegas do painel apresentado no GT 04)
Outro painel temático foi proposto pela professora Giselle Martins dos Santos Ferreira, intitulado: "Educação e tecnologia: entre a potência e a realidade", do qual participaram professores e alunos da UNESA e UniSantos. Um importante debate sobre o tema das desigualdades, do preconceito e da discriminação na Educação Básica foi realizado no painel temático “Políticas afirmativas, expansão, territórios e trajetórias escolares na Educação Básica pública: os desafios da inclusão social”. Esse painel foi proposto pela coordenadora da pesquisa, Alicia Bonamino, e contou com três painelistas: Juliana Nascimento Cock (UFES), Naira Muylaert (PUC-Rio) e Rosiléia Nierotka (UFFS).
(Foto dos integrantes do LAEd no GT 14)
Outra atividade vinculada à pesquisa Capes-Print que ocorreu na 41ª Reunião da ANPEd foi o minicurso “Introdução ao uso de dados espaciais na pesquisa em Educação”, proposto por Juliana Nascimento Cock, Naira Muylaert e Karina Carrasqueira (GESq/PUC-Rio e UFRJ). Numa perspectiva interdisciplinar, transitando entre a Sociologia da Educação, a Sociologia Urbana e a Geografia, a proposta do minicurso objetivou discutir as contribuições do uso de dados espaciais para as pesquisas em Educação. Foi debatido o Sistema de Informação Geográfica/Geographic Information System (SIG/GIS), as funcionalidades básicas dos repositórios de dados e a leitura e análise de mapas e de dados espaciais.
Os trabalhos apresentados como comunicação nas reuniões dos GTs e nos painéis foram os seguintes:
Allan do Carmo Silva e Pedro Teixeira Controle moral conservador na educação: análise de lei que proíbe material sobre diversidade sexual nas escolas públicas de Nova Iguaçu (RJ)
Carlos César de Oliveira ANPEd sudeste: caminhos e perspectivas para o campo da didática
Cristina Carvalho e Luisa Andries “Não precisa escolher, só aparece”: a influência da mídia digital na experiência musical de crianças
Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira Contextos de implementação da BNCC de história em escolas públicas cariocas: ambiguidades e conflitos.
Edson Cordeiro dos Santos A legislação nacional e a avaliação da educação infantil: processo de indução e panorama municipal
Giselle Ferreira e Kadja Vieira As empresas GAFAM na Educação Básica durante a pandemia de Covid-19: do ensino à disponibilização?
Helce Amanda Moreira, Pedro Teixeira Coalizão Homeschooling Brasileira: suas crenças a partir do modelo de coalizões de defesa
João Carlos Gino Autoeficácia do diretor, desempenho e equidade dos resultados escolares no ensino fundamental: construção e validação de índice e modelos para o Rio de Janeiro e o Brasil
José E. Duarte Filho, Maria Inês Marcondes e Renato Pontes Costa Existe uma especificidade na didática para a educação de jovens e adultos (EJA)?
Juliana Nascimento Cock Dimensão sócio-espacial das desigualdades educacionais: um estudo sobre a expansão territorial do Colégio Pedro II (RJ)
Marina Meira de Oliveira Distribuição do conhecimento de língua inglesa no Brasil: um problema de política pública educacional e um estudo de caso de implementação
Naira Muylaert Reserva de vagas no Colégio Pedro II: da Educação Básica à Pós-Graduação
Rosileia Lucia Nierotka A repetência no Colégio Pedro II: um estudo exploratório
Silvana Mesquita Concepções de didática e prática docente: o tema da diversidade como lacuna formativa
Willer Moravia, Mª. Elizabete N. Ramos e Naira Muylaert A produção acadêmica sobre ações afirmativas de acesso à Educação Básica: notas metodológicas
O trabalho “A produção acadêmica sobre ações afirmativas de acesso à Educação Básica: notas metodológicas”, apresentado pelo doutorando do PPGE/PUC-Rio Willer Moravia, pela pesquisadora Maria Elizabete Ramos (LAEd/PUC-Rio) e pela professora e pesquisadora Naira Muylaert, foi desenvolvido no âmbito da pesquisa Capes-Print do PPGE/PUC-Rio. O estudo mapeou a produção acadêmica – artigos, teses e dissertações – que aborda empírica e/ou teoricamente o tema das ações afirmativas, particularmente a reserva de vagas, em instituições de ensino da Educação Básica, tendo como recorte analítico as potencialidades e os limites das estratégias metodológicas de levantamentos de produções acadêmicas.
A importância desse momento para a formação de nossos pesquisadores e o desenvolvimento de suas investigações pode ser percebida em seus relatos, que tratam do reencontro com colegas e pesquisadores renomados em seus campos específicos, até a presença na Amazônia, como importante território de resistência:
A ANPEd 2023 foi excelente pela oportunidade de reencontrar presencialmente muitos amigos que há tempos não víamos, assim como conhecer pessoalmente vários pesquisadores cujos trabalhos já vínhamos estudando. Além disso, foi a primeira vez que estive no Amazonas e na região Norte, sendo um privilégio poder ter contato - ainda que breve - com a cultura, ambiente e pessoas do lugar. (Pedro Teixeira, Vice-coordenador do PPGE)
(Pedro Teixeira com colegas no GT 05)
A participação nas ações gerais da Reunião Nacional, seja nas discussões dos trabalhos encomendados, bem como nos diversos trabalhos apresentados, foi de grande importância para o desenvolvimento da pesquisa e trouxeram muitas informações e conhecimentos para apoiar nas ações do Grupo de Pesquisa. O trabalho que apresentei refere-se ao Projeto de Pós-Doutorado, com o objetivo de investigar as políticas de avaliação na Educação Infantil propostas pelo Governo Federal e suas repercussões em municípios do estado do Rio de Janeiro. Desta forma, constituiu um excelente espaço para a socialização dos achados da pesquisa, permitindo a reflexão sobre as ações e gestões municipais, envolvendo pesquisadores/as de referência nacional sobre o tema da Avaliação na Educação Infantil. (Edson Cordeiro, pós-doutorando)
(Edson Cordeiro dos Santos, Apresentação no GT 07)
Acredito que para novos/as pesquisadores/as estar/participar da Anped é sempre muito formador, tendo em vista os diálogos tecidos com outros/as pesquisadores/as. Outro aspecto que considero importante é a proximidade com jovens pesquisadores/as que assim como eu estão vivendo os desafios da pesquisa: sobre este assunto eu destaco os diálogos sobre o papel das artes e suas linguagens na formação, bem como a sua capacidade de sensibilizar pessoas, com vista a uma formação humanizada e problematizadora da realidade. Quanto ao GT 4, onde submeti e apresentei o trabalho, o mesmo contribuiu para me re-pensar como pesquisador, tendo em vista as questões levantadas após a apresentação. Contribuiu, ainda, para ampliar o meu olhar sobre os diferentes contextos de ensino, desde as Escolas Cívico Militares até a proposição de uma didática freireana. (Carlos César de Oliveira, aluno)
(Carlos César de Oliveira, participação nos GTs 04 e 06)
Participar da 41ª Reunião da ANPEd foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. Um dos pontos altos do evento foi a oportunidade de interagir com pesquisadores experientes e emergentes em minha área de estudo. Essas interações não apenas ampliaram minha compreensão dos tópicos discutidos, mas também forneceram insights valiosos para o desenvolvimento da minha própria pesquisa. A troca de experiências com outros pós-graduandos, enfrentando desafios semelhantes, foi particularmente encorajadora, fortalecendo a sensação de comunidade e colaboração no campo da educação. As discussões sobre equidade e inclusão no sistema educacional brasileiro, em particular, ressaltaram a necessidade de abordagens mais holísticas e contextualizadas na formulação de políticas e práticas pedagógicas. (Willer Moravia, aluno)
(Willer Moravia em apresentação no GT 14)
É sempre muito bom participar das reuniões nacionais da Anped, são momentos de encontro, partilha e aprendizado. A Anped também foi uma oportunidade para a divulgação do meu livro 'Pacto pela Alfabetização: arranjos e contextos', recentemente lançado pela editora Appris, e do e-book 'Rede de estudos sobre implementação de políticas públicas educacionais em ação: trajetória, produção e incidência no campo da educação', recentemente lançado pela editora CRV, sobre os trabalhos da Reippe, rede da qual faço parte. Penso que a escolha de Manaus para receber a Anped de 2023 foi muito acertada, e contribuiu para pensarmos a diversidade e imensidão do nosso país. A população manauara agradeceu. (Maria Elizabeth Ramos, egressa)
Minha participação foi muito relevante não só para minha formação acadêmica, mas também pela contribuição que trouxe para o campo educacional, na medida em que foi apresentado um trabalho inédito e inovador onde ainda existe uma lacuna de trabalhos neste tema e também por ter utilizado conceitos da Ciência Política e dos estudos de implementação para a análise de uma política educacional curricular. (Deisilucy Sequeira, aluna)
(Deisilucy Sequeira em apresentação no GT 14)

Poder participar de um evento tão rico quanto a 41ª Reunião da Anped, realizada em um território mais rico ainda, foi uma experiência incrível. Destaco a qualidade dos trabalhos apresentados no GT de que participei, e a programação recheada de conferências, palestras e sessões de conversa imperdíveis (a ponto de ter sido difícil escolher em qual delas estar presente). No meu caso específico, foi muito profícuo poder discutir questões relacionadas à desigualdade na distribuição do conhecimento de língua inglesa no Brasil estando na região Norte de nosso país, que apresenta desafios e potencialidades específicos para a implementação de políticas educacionais. (Marina Meira de Oliveira, egressa)

(Marina Meira em apresentação no GT 14)

As fotos compartilhadas pelos integrantes do PPGE/PUC-Rio na ANPEd e os temas dos trabalhos apresentados falam do comprometimento, participação e alegria em estar no evento, construindo novas reflexões para a pesquisa em educação, como bem sintetiza o doutorando Willer Moravia:

Em suma, a 41ª ANPEd foi uma experiência extremamente valiosa que contribuiu significativamente para aprofundar meu entendimento sobre questões chave no campo da educação e para enriquecer minha pesquisa de pós-graduação. Foi uma oportunidade única de estar imerso em um ambiente intelectualmente estimulante, que reafirmou meu compromisso com a pesquisa educacional e seu papel crucial na transformação social.
Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

Resultado final do processo seletivo - Mestrado 2024

A Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio divulgou hoje o resultado da entrevista e a classificação final dos(as) candidatos(as) aprovados(as). Na página específica do processo de seleção estão os links para ambos os resultados. Com esses resultados, a seleção para a turma de 2024 está finalizada. Parabéns aos(às) aprovados(as)!

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

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