- Promover a inserção do residente (licenciando) no cotidiano escolar e, principalmente, na atividade docente, através de sua integração com a equipe escolar e o professor regente (preceptor), garantindo sua coparticipação na regência de turma;
- Promover encontros formativos entre docente orientador da universidade, alunos residentes e preceptores para analisar situações e dilemas que envolvem a prática docente em sala de aula, propondo alternativas em diálogo com os referenciais teóricos, as pesquisas científicas e a valorização da epistemologia da prática (articulação teoria-prática);
- Fornecer suporte no processo de alfabetização e letramento para as crianças atendidas pelo projeto através do desenvolvimento de atividades pedagógicas de contação histórias e produção textual, contribuindo com o reforço escolar pós-pandemia e combate à defasagem de aprendizagem.

- Escola Municipal Shakespeare - 1 professor preceptor - 4 turmas (2º, 3º e 5º anos) - cerca de 140 alunos;
- Escola Municipal Luiz Delfino - 1 professora preceptora - 3 turmas de 1ºano - cerca de 100 alunos;
- Escola Municipal Artur Ramos - 2 professoras preceptoras - 4 turmas de 1º ano - cerca de 140 alunos.

- Alimentando a alfabetização
- Fabricando histórias
- Produzindo vídeos com narrativas infantis
- O eu, o outro e o nós
- Identificando as letras no cotidiano através de diferente mídias
- Quando eu crescer, eu quero ser...
- Exercitando a escrita espontânea com literatura
- Identificando diferenças entre letras e números
- As cores da reciclagem e a Importância do uso dos 3R
- Minha história sou eu quem faço: noções temporais das fases da vida
- Redescobrindo os povos originários

“Participar do Programa Residência Pedagógica concedeu-me uma experiência fundamental para a formação docente na área da Pedagogia. Essa vivência foi muito importante e totalmente alinhada aos conhecimentos teóricos estudados na academia, auxiliou no meu desenvolvimento da aprendizagem fazendo com que realizasse trocas de conhecimentos com professores que já têm uma longa jornada de experiência dentro de sala de aula." (Residente do 8º período). “Enfatizo a beleza que pude encontrar em uma sala de aula com 29 alunos e uma única professora, utilizando um método de alfabetização intimamente relevante para a realidade destas crianças de uma forma validadora, que promove a autonomia e estimula esses alunos a permanecerem na jornada escolar mesmo diante das dificuldades particulares de cada um.” (Residente do 7º período).

“A Residência Pedagógica foi minha primeira experiência em sala de aula, que não fosse no papel de estudante. Antes, me sentia muito insegura e despreparada para ocupar uma função de liderança em sala, principalmente em uma turma de alfabetização. A minha primeira experiência ter sido em uma turma de 2º ano foi essencial para a minha formação e minha confiança em mim mesma, no meu potencial como educadora. Aprendi muito com cada criança, consegui ter mais clareza do que fazer e não fazer em sala de aula e em casos específicos.” (Residente do 6º período).

“Elas puderam acompanhar o processo de alfabetização desde o início do ano e lentamente ver o desenvolvimento e crescimento da turma. Conseguiram perceber que com esforço, técnicas e trabalhos diversificados para cada etapa do processo alfabetizador é possível ver ao final do primeiro semestre vários alunos lendo e escrevendo. O semestre foi muito produtivo e agradeço o quanto elas auxiliaram e colaboraram para esse processo.” (Professora-preceptora do 1º ano). “Creio que não seja somente um aprendizado para as residentes, mas para mim como professor também. É uma maneira de renovar o conhecimento e estabelecer trocas de experiências. Fica a minha gratidão por poder fazer parte e espero que em breve possa contribuir novamente.” (Professor-preceptor do 2º e 3º ano).O Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia é uma iniciativa vinculada ao Projeto Institucional de Residência Pedagógica da PUC-Rio.
Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca