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Artigo trata da percepção de crianças e famílias sobre ensino remoto emergencial

O Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (Grupem), vinculado ao Departamento de Educação da PUC-Rio, acaba de publicar o artigo: "Pandemia e ensino remoto emergencial: percepções de crianças e suas famílias", de autoria de Ana Luiza Honorato de Sales, Catarina Souza de Mattos e Mirna Juliana Santos Fonseca, na Revista Cocar, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O artigo articula resultados de duas pesquisas qualitativas e busca identificar e estabelecer relações entre as percepções de crianças e de suas famílias a respeito do isolamento social causado pela pandemia e o consequente ensino remoto emergencial. Compõem o material de análise para este artigo de abordagem qualitativa: 41 entrevistas semiestruturadas com responsáveis por crianças matriculadas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, residentes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; e registros digitais de momentos de interação com 20 das crianças, cujas responsáveis haviam sido entrevistadas anteriormente. A análise destaca a baixa motivação das crianças para realizar as atividades escolares, associada à saudade que sentiam do ambiente escolar. Por outro lado, o ensino remoto oportunizou um maior contato das crianças com as mídias e maior aproximação com as famílias. Os dados que compõem o artigo fazem parte da pesquisa de mestrado de Ana Luiza, realizado no PPGE da PUC-Rio, e da pesquisa de iniciação científica de Catarina, ambas orientadas pela professora Rosália Duarte. O artigo compõe o Dossiê: Hibridismo e currículo: o que aprendemos na pandemia? (Edição especial, nº 17, 2023), que busca "identificar as contribuições e os desafios que o ensino remoto emergencial (ERE) e o ensino híbrido desenvolvido deixaram para as práticas docentes, o currículo e a aprendizagem, pois, ao mesmo tempo que foram enfrentados dificuldades e prejuízos inusitados nas distintas dimensões do processo educacional, também emergiram novas oportunidades educacionais." (Apresentação do dossiê). O artigo completo pode ser acessado aqui.

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

Inscrições para vestibular 2024 até 11/09

Que tal cursar Pedagogia na PUC-Rio? Até o dia 11 de setembro estão abertas as inscrições no Vestibular 2024.  O ingresso pode ser feito por três modalidades:
  • resultado obtido pelo candidato aprovado nas provas do Vestibular PUC-Rio 2024 para ingresso no primeiro semestre de 2024 (realizado em 2023);
  • aproveitamento do resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado em um dos anos entre 2019 e 2023 (ENEM 2019 a ENEM 2023);
  • aproveitamento do resultado obtido pelo candidato em um dos Exames Internacionais – Abitur, Bac ou IB Diploma.
Todas as informações sobre o vestibular 2024 estão disponíveis no site da PUC-Rio. Tradicionalmente, o curso de Pedagogia da PUC-Rio se destaca por inserir no mercado de trabalho pedagogos(as) com sólida fundamentação teórico-prática e uma visão contextualizada de todo o processo educativo. O currículo do curso de Pedagogia é voltado para a formação de profissionais capazes de se posicionar de maneira crítica e consciente diante dos desafios contemporâneos da educação brasileira, em diálogo com as pesquisas atuais. Os profissionais formados na PUC-Rio costumam ingressar no mercado de trabalho no ano seguinte à conclusão do curso. Para conhecer o curso de Pedagogia da PUC-Rio, clique aqui. Conheça os tipos e os critérios das bolsas oferecidas no Concurso Vestibular PUC-Rio 2024 aqui. Para informações sobre mensalidades dos cursos, clique aqui.

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

Processo seletivo discente do PPGE para turmas de 2024

Até dia 07 de agosto o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUC-Rio recebe as inscrições para o processo seletivo das turmas de mestrado e doutorado de 2024. O PPGE da PUC-Rio é o primeiro programa de pós-graduação em educação do Brasil e tem como missão: colaborar com a produção e a socialização de conhecimentos sobre a educação básica no país, de modo a subsidiar a formulação de políticas educacionais e a intervenção na melhoria da qualidade da educação brasileira, em especial a educação pública. O programa conta com as seguintes linhas de pesquisa: 1) Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Instituições; 2) Formação de Professores, Didática, Aprendizagem, Currículo e Cultura; 3) Formação Humana: Cultura, Linguagem e Tecnologia, que podem ser conhecidas com mais detalhes neste link. O processo de seleção para o Mestrado em Educação é constituído de três etapas: (1) homologação da inscrição; (2) prova escrita; e (3) prova de entrevista. A seleção do Doutorado em Educação consiste em quatro etapas: (1) homologação das inscrições; (2) avaliação do anteprojeto de tese; (3) avaliação do resumo expandido da dissertação e da produção acadêmica; e (4) prova de entrevista. Para a turma de mestrado são oferecidas 18 vagas e para a de doutorado são 17 vagas. Essas e outras informações estão disponíveis nos editais dos processos seletivos para as turmas de mestrado e de doutorado, publicados em nosso site. Venha estudar conosco!

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

Disciplina PPGE: Gestão, Democracia e Educação

No próximo semestre de 2023.2, a Profª. Cynthia Paes de Carvalho oferecerá a disciplina: Gestão, Democracia e Educação. As aulas serão oferecidas às terças-feiras, das 16h às 19hs, em formato híbrido: presencialmente na PUC-Rio e pelo Zoom (apenas para alunos externos matriculados em outros PPGEs, residentes fora do Rio de Janeiro). A participação on-line deve ser solicitada diretamente ao PPGE. Serão oferecidas até 15 vagas, com prioridade para os alunos do PPGE/PUC-Rio. A disciplina tem por objetivos: apresentar subsídios teórico-empíricos – a partir de pesquisas nacionais e internacionais  –  que fundamentam a reflexão sociológica e política sobre os processos de gestão da educação e da escola em particular; discutir as possibilidades e limites da gestão escolar e educacional frente ao desafio da necessidade de melhora dos indicadores educacionais brasileiros no contexto da descentralização e autonomia das escolas e sistemas de ensino. O curso abordará conceitos e temas da ciência política e da sociologia, fundamentais para a análise da gestão da educação, considerando o desenvolvimento histórico da reflexão sobre a gestão educacional no Brasil. Serão analisados resultados de pesquisas sobre o tema, considerando diferentes aspectos tanto da gestão escolar, como da gestão de redes e sistemas de educação básica, a fim de discutir o papel desempenhado pelos agentes das diferentes instâncias na produção da qualidade do ensino. Para acesso à ementa do curso, clique neste link. Para informações sobre inscrições de alunos externos ao PPGE/PUC-Rio, clique neste link.
Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca
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