Notícias

Oficina de Produção de Textos Acadêmicos

No segundo semestre de 2023, será realizada a Oficina de Produção de Textos Acadêmicos para bolsistas de iniciação científica (PIBIC e FAPERJ) do Departamento de Educação da PUC-Rio.  A primeira aula está prevista para dia 07/07.

A oficina está sendo desenvolvida para dar suporte às/aos participantes na produção dos textos e das apresentações do Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio (26-29 de setembro) e acontecerá de modo híbrido. As/os estudantes que cumprirem todas as atividades propostas receberão certificado de 20 horas de atividades complementares, fornecido pelo Departamento de Educação.

Essa ação está sendo promovida pela Profª. Mirna Juliana Santos Fonseca, como parte de suas atividades no estágio de pós-doutorado (Faperj), com apoio da Profª. Naira Muylaert (coordenadora do PIBIC – Departamento de Educação). Para participar, basta inscrever-se no seguinte formuláriohttps://forms.gle/nqXdRNMo5nmLQTFu7.

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

 

Livro sobre Educação de Jovens e Adultos

O Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA (GEPEJA), coordenado pela Profª. Sandra Sales (UFRRJ) acaba de lançar o livro: "Educação de Jovens e Adultos: diálogos contemporâneos", que conta com o Prof. Renato Pontes, do Departamento de Educação da PUC-Rio, como coorganizador. Como explica o professor Renato, "Além das pesquisas do grupo, o livro faz ainda um diálogo com outros pesquisadores da área de EJA de outras instituições do Brasil e de também outros países." No prefácio, Claudia Lemos Vóvio (Unifesp) afirma que: "O livro revisita temas substantivos da EJA e abre-se a novos, ampliando os horizontes e abarcando uma gama de contribuições e quadros teóricos que se somam aos já consagrados, ou atualizam-nos diante de variados objetos de estudo e problemáticas. Materializa-se numa ação de resistência por colocar em pauta a EJA e o direito humano à educação e, simultaneamente, numa ação de reexistência por criar modos outros de focalizar diferentes facetas que a constituem e produzir novos conhecimentos sobre essa modalidade educativa, sujeitos e agentes que atuam nesse campo." Também estão presentes nesta publicação o doutorando do PPGE/PUC-Rio, José Elesbão Duarte Filho, que assina o capítulo: "Saberes em formação: memória dos processos de formação desenvolvidos pelo NEAd Puc-Rio no projeto Grandes Centros Urbanos"., em parceria com a professora Maria Inês Marcondes e Renato Pontes. O artigo é oriundo da pesquisa de mestrado de José Duarte, também desenvolvida no PPGE/PUC-Rio. O livro foi publicado pela Pedro & João Editores e pode ser baixado gratuitamente em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/educacao-de-jovens-e-adultos-dialogos-contemporaneos/

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

"Revoga Já! BNCC-Formação": participação de estudante de Pedagogia em seminário na UERJ

O Fórum Estadual de Mobilização e Defesa do Curso de Pedagogia realizou, no dia 26 de junho de 2023, o Seminário Estadual do Rio de Janeiro: em defesa da formação de professoras/es, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A professora e coordenadora do curso de graduação em Pedagogia da PUC-Rio, Alexandra Pena, participa das reuniões do fórum junto com a estudante de pedagogia e representante do Centro Acadêmico, Liriel Farias.   O evento unificou o debate entre profissionais da educação básica e do ensino superior, estudantes e movimentos sociais contra a resolução n° 02/2019, do Conselho Nacional de Educação, conhecida como "BNC-Formação", cujo prazo para implementação é 2024. Trata-se de uma política pública com objetivo de reformular o currículo dos cursos de Pedagogia e de licenciaturas para adequação da formação de professores à implementação da BNCC e Novo Ensino Médio, que não representa os interesses do campo educacional.

A mesa de discussão da manhã, intitulada: "Pela revogação da BNC-Formação e retomada da resolução 02/2015" contou com a participação das professoras: Adriana Delgado (UFRJ), Lucília Lino (UERJ) e Walcéa Alves (UFF), com mediação da estudante Liriel Farias (PUC-Rio).

A mesa de debates da tarde tratou de "Políticas educacionais como território de disputa: lutar, resistir, transformar", e contou com a participação da professora Lisete Jaehn (UFF) e dos estudantes: Ana Vidal (UFRJ), Carolyne Gomes (UFF) e Gabriel Gomes (UFRRJ), além das representantes de entidades: Elizabeth Barbosa (ANDES) e Ericka Cunha (Coletivo ELA), com mediação do estudante Augusto César (UFRRJ).

Produção da notícia e revisão do texto: Mirna Juliana S. Fonseca

Formação de Educadores em/para os Direitos Humanos - Prof. Renato Pontes

O professor Renato Pontes publicou o artigo "Formação de Educadores em/para os Direitos Humanos: memórias e processos" na revista Humanidades e Inovação, editada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). No artigo, Renato Pontes apresenta um relato de experiência sobre o processo de formação de professores em/para os direitos humanos no curso de Pedagogia e demais licenciaturas da PUC-Rio, com recorte temporal entre 2013 e 2022.  Conforme informa o resumo do texto, "Esse processo vem se constituindo como espaço para produção de sentido e percepção dos direitos humanos pelos estudantes, para além da discussão teórica sobre o tema. [...] O texto evidencia a potencialidade desse processo formativo, na medida em que os estudantes exercitam a criatividade, a autoria e a autonomia na produção de oficinas pedagógicas de direitos humanos. O relato aponta, ainda, possíveis desdobramentos do trabalho na produção de materiais e atividades de extensão no campo da educação em direitos humanos." O artigo compõe o dossiê: "Uma década de implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos no Brasil", organizado pela Profª. Drª. Aline Daiane Nunes Mascarenhas (UNEB), Prof. Dr. Fernando da Silva Cardoso (UPE) e Profª. Drª. Janaina Guimarães da Fonseca e Silva (UPE). Conforme apresentação no site da revista, o dossiê teve como objetivo: "ampliar a agenda de investigação comprometida em problematizar os desafios e as dimensões político-pedagógicas relativas à implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH) nas diversas esferas da educação brasileira. Assim, o conjunto de textos, em linhas gerais, preenche um importante espaço no campo das pesquisas sobre formação para os direitos humanos e, sobretudo, discute como têm sido dimensionados princípios relacionados a esta norma em diferentes espaços e desde múltiplas experiências nos campos da formação docente, do ensino, da pesquisa e da extensão."

Criação e revisão do texto: Mirna Juliana Santos Fonseca

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