Notícias

Retorno às aulas: boas-vindas!

Enquanto nos preparamos para o início das aulas na semana que vem, deixamos aqui registradas as mais calorosas boas-vindas ao nosso corpo discente – que o semestre que se inicia seja tranquilo e produtivo, e que traga muitos encontros nos espaços do departamento, nas salas de aula e pelo campus! Departamento de Educação PUC-Rio

Cursos de YIDDISH - Língua, música e literatura

Cursos Online de Extensão oferecidos pelo IPEL/PUC-Rio para profissionais e estudantes. Os Cursos são oferecidos para alunos da PUC e aberto como Curso de Extensão para profissionais e estudantes das áreas diversas. Aprender Yiddish 1 Aprender Yiddish 2 Aprender Yiddish 3 Aprender Yiddish 4 Rodas de Leitura / Conversação em Yiddish

Coordenação Acadêmica: Professora Sonia Kramer, Departamento de Educação

Playlists do Departamento de Educação no YouTube

O Departamento de Educação da PUC-Rio abriu seu canal no YouTube durante a pandemia de Covid-19, em 2020. Desde então, utiliza esse espaço digital para divulgar suas atividades, como palestras, aulas inaugurais, seminários, produtos e publicações dos grupos de pesquisa. O canal também funciona como um aliado na manutenção da memória do departamento, fundado em 1942. Nesse canal, estão organizados também alguns vídeos de nossos professores, produzidos e divulgados por outros canais. Até então, o canal conta com 11 playlists. O material foi organizado para que o público tenha acesso a palestras ministradas pelos nossos professores e a entrevistas realizadas com eles sobre importantes temas da educação:

 

O público também pode ter acesso aos seminários que realizamos on-line:

Nesse espaço, disponibilizamos nossas aulas inaugurais: O canal possibilitou, ainda, a apresentação das produções de materiais didáticos e publicações de nossos grupos de pesquisa, antes disponibilizados apenas em seus canais, separadamente: Outras playlists trazem um pouco da nossa memória e dos registros de nossas atividades na PUC-Rio:

Elaboramos uma playlist dedicada ao Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, presente em diversas pesquisas desenvolvidas no departamento: Também contamos com uma playlist com vídeos que têm por objetivo contribuir com o debate, a pesquisa e a produção acadêmica sobre Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular, fomentando a troca de experiências entre diversos sujeitos que atuam nessas áreas: Inscreva-se no canal para receber nossas atualizações!

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

Artigo trata da percepção de crianças e famílias sobre ensino remoto emergencial

O Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (Grupem), vinculado ao Departamento de Educação da PUC-Rio, acaba de publicar o artigo: "Pandemia e ensino remoto emergencial: percepções de crianças e suas famílias", de autoria de Ana Luiza Honorato de Sales, Catarina Souza de Mattos e Mirna Juliana Santos Fonseca, na Revista Cocar, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O artigo articula resultados de duas pesquisas qualitativas e busca identificar e estabelecer relações entre as percepções de crianças e de suas famílias a respeito do isolamento social causado pela pandemia e o consequente ensino remoto emergencial. Compõem o material de análise para este artigo de abordagem qualitativa: 41 entrevistas semiestruturadas com responsáveis por crianças matriculadas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, residentes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; e registros digitais de momentos de interação com 20 das crianças, cujas responsáveis haviam sido entrevistadas anteriormente. A análise destaca a baixa motivação das crianças para realizar as atividades escolares, associada à saudade que sentiam do ambiente escolar. Por outro lado, o ensino remoto oportunizou um maior contato das crianças com as mídias e maior aproximação com as famílias. Os dados que compõem o artigo fazem parte da pesquisa de mestrado de Ana Luiza, realizado no PPGE da PUC-Rio, e da pesquisa de iniciação científica de Catarina, ambas orientadas pela professora Rosália Duarte. O artigo compõe o Dossiê: Hibridismo e currículo: o que aprendemos na pandemia? (Edição especial, nº 17, 2023), que busca "identificar as contribuições e os desafios que o ensino remoto emergencial (ERE) e o ensino híbrido desenvolvido deixaram para as práticas docentes, o currículo e a aprendizagem, pois, ao mesmo tempo que foram enfrentados dificuldades e prejuízos inusitados nas distintas dimensões do processo educacional, também emergiram novas oportunidades educacionais." (Apresentação do dossiê). O artigo completo pode ser acessado aqui.

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

Notícias

01-10-2025
Categoria: Destaques

MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2026

Curso de Especialização: Psicopedagogia Institucional e Clínica 

O curso atende a uma ...

30-09-2025
Categoria: Destaques

Seleção Doutorado 2026 - Resultado das entrevistas

A Comissão de Seleção Discente divulgou hoje, 30/09, o resultado das provas de entrevista do ...

23-09-2025
Categoria: Destaques

PUC-Rio cria curso para gestão escolar do sistema Firjan

Cynthia Paes de Carvalho destaca caráter estratégico da atuação dos gestores, inclusive do ...

19-09-2025
Categoria: Destaques

Reverberações da X Semana de Educação – parte 3

Textos livres

Por fim, os alunos tiveram a oportunidade de produzir textos livres que agregam ...

19-09-2025
Categoria: Destaques

Reverberações da Semana de Educação – parte 2

Educação hospitalar garante a continuidade da educação de crianças em tratamento de saúde

...

19-09-2025
Categoria: Destaques

Reverberações da Semana de Educação – parte 1

Diversas escolas para diversas infâncias 

O texto a seguir constitui uma atividade realizada ...

Copyright © 2025 Educação PUC-Rio. Todos os direitos reservados.


 Website produzido por
MULTIMEDIA DESIGN STUDIO