Notícias

Playlists do Departamento de Educação no YouTube

O Departamento de Educação da PUC-Rio abriu seu canal no YouTube durante a pandemia de Covid-19, em 2020. Desde então, utiliza esse espaço digital para divulgar suas atividades, como palestras, aulas inaugurais, seminários, produtos e publicações dos grupos de pesquisa. O canal também funciona como um aliado na manutenção da memória do departamento, fundado em 1942. Nesse canal, estão organizados também alguns vídeos de nossos professores, produzidos e divulgados por outros canais. Até então, o canal conta com 11 playlists. O material foi organizado para que o público tenha acesso a palestras ministradas pelos nossos professores e a entrevistas realizadas com eles sobre importantes temas da educação:

 

O público também pode ter acesso aos seminários que realizamos on-line:

Nesse espaço, disponibilizamos nossas aulas inaugurais: O canal possibilitou, ainda, a apresentação das produções de materiais didáticos e publicações de nossos grupos de pesquisa, antes disponibilizados apenas em seus canais, separadamente: Outras playlists trazem um pouco da nossa memória e dos registros de nossas atividades na PUC-Rio:

Elaboramos uma playlist dedicada ao Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, presente em diversas pesquisas desenvolvidas no departamento: Também contamos com uma playlist com vídeos que têm por objetivo contribuir com o debate, a pesquisa e a produção acadêmica sobre Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular, fomentando a troca de experiências entre diversos sujeitos que atuam nessas áreas: Inscreva-se no canal para receber nossas atualizações!

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

Artigo trata da percepção de crianças e famílias sobre ensino remoto emergencial

O Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (Grupem), vinculado ao Departamento de Educação da PUC-Rio, acaba de publicar o artigo: "Pandemia e ensino remoto emergencial: percepções de crianças e suas famílias", de autoria de Ana Luiza Honorato de Sales, Catarina Souza de Mattos e Mirna Juliana Santos Fonseca, na Revista Cocar, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O artigo articula resultados de duas pesquisas qualitativas e busca identificar e estabelecer relações entre as percepções de crianças e de suas famílias a respeito do isolamento social causado pela pandemia e o consequente ensino remoto emergencial. Compõem o material de análise para este artigo de abordagem qualitativa: 41 entrevistas semiestruturadas com responsáveis por crianças matriculadas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, residentes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro; e registros digitais de momentos de interação com 20 das crianças, cujas responsáveis haviam sido entrevistadas anteriormente. A análise destaca a baixa motivação das crianças para realizar as atividades escolares, associada à saudade que sentiam do ambiente escolar. Por outro lado, o ensino remoto oportunizou um maior contato das crianças com as mídias e maior aproximação com as famílias. Os dados que compõem o artigo fazem parte da pesquisa de mestrado de Ana Luiza, realizado no PPGE da PUC-Rio, e da pesquisa de iniciação científica de Catarina, ambas orientadas pela professora Rosália Duarte. O artigo compõe o Dossiê: Hibridismo e currículo: o que aprendemos na pandemia? (Edição especial, nº 17, 2023), que busca "identificar as contribuições e os desafios que o ensino remoto emergencial (ERE) e o ensino híbrido desenvolvido deixaram para as práticas docentes, o currículo e a aprendizagem, pois, ao mesmo tempo que foram enfrentados dificuldades e prejuízos inusitados nas distintas dimensões do processo educacional, também emergiram novas oportunidades educacionais." (Apresentação do dossiê). O artigo completo pode ser acessado aqui.

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

Inscrições para vestibular 2024 até 11/09

Que tal cursar Pedagogia na PUC-Rio? Até o dia 11 de setembro estão abertas as inscrições no Vestibular 2024.  O ingresso pode ser feito por três modalidades:
  • resultado obtido pelo candidato aprovado nas provas do Vestibular PUC-Rio 2024 para ingresso no primeiro semestre de 2024 (realizado em 2023);
  • aproveitamento do resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado em um dos anos entre 2019 e 2023 (ENEM 2019 a ENEM 2023);
  • aproveitamento do resultado obtido pelo candidato em um dos Exames Internacionais – Abitur, Bac ou IB Diploma.
Todas as informações sobre o vestibular 2024 estão disponíveis no site da PUC-Rio. Tradicionalmente, o curso de Pedagogia da PUC-Rio se destaca por inserir no mercado de trabalho pedagogos(as) com sólida fundamentação teórico-prática e uma visão contextualizada de todo o processo educativo. O currículo do curso de Pedagogia é voltado para a formação de profissionais capazes de se posicionar de maneira crítica e consciente diante dos desafios contemporâneos da educação brasileira, em diálogo com as pesquisas atuais. Os profissionais formados na PUC-Rio costumam ingressar no mercado de trabalho no ano seguinte à conclusão do curso. Para conhecer o curso de Pedagogia da PUC-Rio, clique aqui. Conheça os tipos e os critérios das bolsas oferecidas no Concurso Vestibular PUC-Rio 2024 aqui. Para informações sobre mensalidades dos cursos, clique aqui.

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

Processo seletivo discente do PPGE para turmas de 2024

Até dia 07 de agosto o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUC-Rio recebe as inscrições para o processo seletivo das turmas de mestrado e doutorado de 2024. O PPGE da PUC-Rio é o primeiro programa de pós-graduação em educação do Brasil e tem como missão: colaborar com a produção e a socialização de conhecimentos sobre a educação básica no país, de modo a subsidiar a formulação de políticas educacionais e a intervenção na melhoria da qualidade da educação brasileira, em especial a educação pública. O programa conta com as seguintes linhas de pesquisa: 1) Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Instituições; 2) Formação de Professores, Didática, Aprendizagem, Currículo e Cultura; 3) Formação Humana: Cultura, Linguagem e Tecnologia, que podem ser conhecidas com mais detalhes neste link. O processo de seleção para o Mestrado em Educação é constituído de três etapas: (1) homologação da inscrição; (2) prova escrita; e (3) prova de entrevista. A seleção do Doutorado em Educação consiste em quatro etapas: (1) homologação das inscrições; (2) avaliação do anteprojeto de tese; (3) avaliação do resumo expandido da dissertação e da produção acadêmica; e (4) prova de entrevista. Para a turma de mestrado são oferecidas 18 vagas e para a de doutorado são 17 vagas. Essas e outras informações estão disponíveis nos editais dos processos seletivos para as turmas de mestrado e de doutorado, publicados em nosso site. Venha estudar conosco!

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

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