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Sobre "Educação, tecnologia e ficção: da distopia à esperança"

No último dia 24 de abril, no Auditório Anchieta, foi lançado o e-book "Educação, tecnologia e ficção: da distopia à esperança", com abertura do Decano do CTCH, Prof. Júlio César Valladão Diniz, em mesa composta pela professora Giselle Ferreira (coordenadora do PPGE e do Grupo de Pesquisas sobre Discursos da Educação e Tecnologia - DEdTec), organizadora do livro, juntamente com os professores Márcio Lemgruber (UFJF) e Thiago Cabrera (PUC-Rio). Os capítulos estão organizados em ordem cronológica de lançamento ou publicação das obras. O primeiro trata do romance "Frankenstein", da escritora inglesa Mary Shelley, considerado uma obra fundante da literatura gótica vitoriana e da ficção científica moderna. Márcio Lemgruber discute como Frankenstein povoa nosso imaginário como uma criatura violenta e monstruosa, primordialmente como a encarnada pelo ator Boris Karloff, no filme da década de 1930, dirigido por James Whale. Na sequência, Thiago Cabrera explora o filme "Metrópolis", do diretor alemão Fritz Lang (1927), aclamado como o primeiro filme de ficção científica na história do cinema e, ao mesmo tempo, considerado ingênuo e excessivamente marcado por simbolismo religioso. Cabrera examina aspectos relativos à construção do filme em articulação com questionamentos de fundo filosófico. No capítulo 4, Camilla Borges e Cíntia Barreto discutem sobre o livro "Admirável mundo novo", de Aldous Huxley (1932). As autoras buscam, a partir de uma “metáfora psicotrópica”, refletir sobre a (nossa) humanidade e as transformações provocadas pela tecnologia no admirável (?) mundo novo em que habitamos hoje, explorando, especialmente, os reflexos dessas mudanças na educação. No capítulo 5, Ana Cristal Barroso Pereira discute "Fahrenheit 451", de Ray Bradbury, focalizando a aceleração do tempo e a desumanização. A autora enfatiza aspectos centrais da contemporaneidade, sobretudo, da educação durante a pandemia de Covid-19, e destaca o anestesiamento televisivo a que a sociedade em Fahrenheit é submetida, enquanto os livros são queimados por seu potencial de causar reflexões e infelicidade. O capítulo 6 explora "2001, uma odisseia no espaço", de Stanley Kubrick. Giselle Ferreira escreve sobre dois elementos: o enigmático monólito e a trilha sonora. Explorando o entrelaçamento entre o visual e o sonoro, o capítulo oferece uma leitura do filme como uma potente tessitura multimodal, questionando a noção de que se trata de uma representação de alguma forma de determinismo tecnológico. O capítulo 7 versa sobre o filme "Blade Runner, o caçador de androides", dirigido por Ridley Scott (1982). Contrastando humanos e replicantes em suas diferentes representações e posturas diante da vida, Luciana Sucupira discute a importância das memórias e das emoções para a definição de identidade e reconhecimento de humanidade, articulando esses questionamentos com ideias de Paulo Freire a respeito do papel da história, da memória e das emoções dos estudantes na construção do conhecimento. Completando a coletânea, Carla Lima e Kadja Vieira discutem, no capítulo 8, sobre "Autofac", episódio da série Electric Dreams, baseado em contos de Philip K. Dick, escritos durante as décadas de 1950 e 1960, que refletem temores específicos às tecnologias e à geopolítica de sua época. O texto trata de como a visão solucionista das tecnologias digitais na educação contribui para a sustentação de uma escola cada vez mais moldada à semelhança de uma indústria. O e-book pode ser baixado gratuitamente no site da Editora PUC-Rio.   Texto adaptado da apresentação do livro e revisado por Mirna Juliana Santos Fonseca.

Educação PUC-Rio no Curso de Gestores 2023 de Duque de Caxias

No dia 24 de março de 2023, as professoras Cynthia Paes de Carvalho (Departamento de Educação da PUC-Rio) e Ana Cristina Prado de Oliveira (Unirio) ministraram a palestra da aula inaugural do "Curso de Gestores 2023: a identidade e as funções do diretor escolar no contexto municipal", da Rede Municipal de Duque de Caxias, a convite da Secretaria Municipal de Educação da rede.

A palestra abordou a "Matriz Nacional de Competências do Diretor: seus fundamentos e implicações". O curso (de 24/03 a 04/08), oferecido na modalidade presencial, destina-se a todos os diretores e vice-diretores da rede e é previsto na lei municipal da gestão democrática como formação obrigatória dos(as) gestores(as) eleitos.

Além da equipe da secretaria municipal, participaram dessa atividade de abertura do curso um total de 200 gestores da rede municipal de ensino de Duque de Caxias, que conta com 179 escolas nos segmentos de educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os gestores foram distribuídos em dois grupos (manhã e tarde) de maneira a possibilitar uma interlocução mais densa e participativa sobre os desafios e a relevância de seu trabalho com as professoras.

Revisão do texto: Mirna Juliana Santos Fonseca

Grupem lança o livro: "Políticas e poéticas audiovisuais"

O Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (Grupem/ PUC-Rio) convida para lançamento do livro: "Políticas e poéticas audiovisuais: diálogos sobre cinema e educação", que ocorrerá no dia 29/04 às 18h, na livraria Beco das Letras (Praça da Cruz Vermelha, 40, Lapa - Rio de Janeiro). O livro é produto do projeto de pesquisa "Políticas e poéticas audiovisuais na educação", desenvolvido pela professora Debora Breder, coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (Grecca), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Em 2020, o projeto foi contemplado por edital da Faperj para Apoio aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro e o Grupem foi convidado para participar do projeto como parceiro na organização deste livro. A obra é composta por 16 capítulos que tratam sobre os seguintes temas: 1) Cinema e audiovisual em contextos educativos; 2) Corpos, gêneros, sexualidades; 3) Políticas da memória, poéticas da resistência. O livro reúne artigos de pesquisadoras e pesquisadores que, a partir de perspectivas teórico-metodológicas distintas, pesquisam sobre cinema e/ou realizam filmes em diálogo com o campo da Educação. De acordo com as organizadoras: "Ao pensarmos as políticas e poéticas audiovisuais, queríamos reunir um conjunto de reflexões que permitissem o cruzamento de múltiplos olhares - da Antropologia, da Sociologia, da Comunicação, entre outros - sobre a potência do cinema nos processos educativos." Além da coorganização de  Mirna Juliana Santos Fonseca (bolsista Faperj/PUC-Rio), o Grupem atua em várias frentes na publicação desta obra, com prefácio assinado pela professora Rosália Duarte (coordenadora do grupo) e com capítulo de Carla Silva Machado (ex-aluna do PPGE/PUC-Rio e integrante do grupo de pesquisa). A obra foi publicada pela Editora Appris e pode ser adquirida como e-book ou livro físico neste link: https://editoraappris.com.br/produto/politicas-e-poeticas-audiovisuais

Criação e revisão do texto: Mirna Juliana Santos Fonseca

Roda de conversa "Educação: múltiplas questões em debate"

Na próxima terça-feira (18/04), às 18h, você pode conferir a roda de conversa "Educação: múltiplas questões em debate" promovida pela ONG Novamerica, com participação de professores dos cenários educacionais nacional e internacional.
A conversa vai ao ar no canal da Novamerica. Clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=rTd2awVxAiU

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