Notícias

Vestibular de Inverno na PUC-Rio - Curso de Pedagogia

Está interessado(a) em cursar Pedagogia na PUC-Rio? As inscrições para o Vestibular de Inverno estão abertas até dia 12 de junho. Nesse Processo Seletivo de Inverno não serão aplicadas novas provas. O ingresso dos aprovados ocorrerá no segundo semestre do ano letivo de 2023. Podem aproveitar resultados de provas anteriores, o(a) candidato(a) que: • foi aprovado(a) nas provas do Vestibular PUC-Rio 2023 para ingresso no primeiro semestre de 2023 (realizado em 2022); • realizou Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre 2018 e 2022; • realizou Exames Internacionais, como: Abitur, Bac ou IB Diploma. Por tradição, o curso de Pedagogia da PUC-Rio se destaca por colocar no mercado de trabalho pedagogos(as) com sólida fundamentação teórico-prática e uma visão contextualizada de todo o processo educativo. O currículo do curso de Pedagogia é voltado para a formação de profissionais capazes de se posicionar de maneira crítica e consciente diante dos desafios contemporâneos da educação brasileira, em diálogo com as pesquisas atuais. Os profissionais formados na PUC-Rio costumam ingressar no mercado de trabalho no ano seguinte à conclusão do curso. Mais informações sobre o nosso curso, clique aqui. Todas as informações e link para inscrição no Vestibular de Inverno estão disponíveis em: https://www.puc-rio.br/vestibular/202307/index.html. Em caso de dúvidas, ligue pra nossa Secretaria de Graduação: (21) 3527-1816 e fale com Daniela Moraes. Venha estudar conosco. Esperamos você!

Criação e revisão do texto: Mirna Juliana Santos Fonseca

Aula de campo em Metodologia da Educação Matemática II

No sábado, dia 06 de maio de 2023, a turma do 3º período de Pedagogia da PUC-Rio fez da Pista Claudio Coutinho, aos pés do Pão de Açúcar, a sua sala de aula na disciplina de Metodologia da Educação Matemática II, ministrada pela Profª. Simone França.

A aula de campo teve por objetivo vivenciar diferentes possibilidades sobre ensinar e aprender Matemática, em espaços do cotidiano, integrando outras disciplinas do currículo dos anos iniciais, como Português e Ciências. Para tanto, participaram desta aula três professoras que atuam no ensino fundamental e lecionam essas disciplinas, para dialogar com a turma, através de exercícios práticos que foram desenvolvidos ao longo do percurso.

A experiência contribuiu para a ampliação de práticas formativas, interdisciplinares e metodológicas, no campo da Educação Matemática, a partir da perspectiva dos sentidos e significados daquilo que se aprende.

Sobre "Educação, tecnologia e ficção: da distopia à esperança"

No último dia 24 de abril, no Auditório Anchieta, foi lançado o e-book "Educação, tecnologia e ficção: da distopia à esperança", com abertura do Decano do CTCH, Prof. Júlio César Valladão Diniz, em mesa composta pela professora Giselle Ferreira (coordenadora do PPGE e do Grupo de Pesquisas sobre Discursos da Educação e Tecnologia - DEdTec), organizadora do livro, juntamente com os professores Márcio Lemgruber (UFJF) e Thiago Cabrera (PUC-Rio). Os capítulos estão organizados em ordem cronológica de lançamento ou publicação das obras. O primeiro trata do romance "Frankenstein", da escritora inglesa Mary Shelley, considerado uma obra fundante da literatura gótica vitoriana e da ficção científica moderna. Márcio Lemgruber discute como Frankenstein povoa nosso imaginário como uma criatura violenta e monstruosa, primordialmente como a encarnada pelo ator Boris Karloff, no filme da década de 1930, dirigido por James Whale. Na sequência, Thiago Cabrera explora o filme "Metrópolis", do diretor alemão Fritz Lang (1927), aclamado como o primeiro filme de ficção científica na história do cinema e, ao mesmo tempo, considerado ingênuo e excessivamente marcado por simbolismo religioso. Cabrera examina aspectos relativos à construção do filme em articulação com questionamentos de fundo filosófico. No capítulo 4, Camilla Borges e Cíntia Barreto discutem sobre o livro "Admirável mundo novo", de Aldous Huxley (1932). As autoras buscam, a partir de uma “metáfora psicotrópica”, refletir sobre a (nossa) humanidade e as transformações provocadas pela tecnologia no admirável (?) mundo novo em que habitamos hoje, explorando, especialmente, os reflexos dessas mudanças na educação. No capítulo 5, Ana Cristal Barroso Pereira discute "Fahrenheit 451", de Ray Bradbury, focalizando a aceleração do tempo e a desumanização. A autora enfatiza aspectos centrais da contemporaneidade, sobretudo, da educação durante a pandemia de Covid-19, e destaca o anestesiamento televisivo a que a sociedade em Fahrenheit é submetida, enquanto os livros são queimados por seu potencial de causar reflexões e infelicidade. O capítulo 6 explora "2001, uma odisseia no espaço", de Stanley Kubrick. Giselle Ferreira escreve sobre dois elementos: o enigmático monólito e a trilha sonora. Explorando o entrelaçamento entre o visual e o sonoro, o capítulo oferece uma leitura do filme como uma potente tessitura multimodal, questionando a noção de que se trata de uma representação de alguma forma de determinismo tecnológico. O capítulo 7 versa sobre o filme "Blade Runner, o caçador de androides", dirigido por Ridley Scott (1982). Contrastando humanos e replicantes em suas diferentes representações e posturas diante da vida, Luciana Sucupira discute a importância das memórias e das emoções para a definição de identidade e reconhecimento de humanidade, articulando esses questionamentos com ideias de Paulo Freire a respeito do papel da história, da memória e das emoções dos estudantes na construção do conhecimento. Completando a coletânea, Carla Lima e Kadja Vieira discutem, no capítulo 8, sobre "Autofac", episódio da série Electric Dreams, baseado em contos de Philip K. Dick, escritos durante as décadas de 1950 e 1960, que refletem temores específicos às tecnologias e à geopolítica de sua época. O texto trata de como a visão solucionista das tecnologias digitais na educação contribui para a sustentação de uma escola cada vez mais moldada à semelhança de uma indústria. O e-book pode ser baixado gratuitamente no site da Editora PUC-Rio.   Texto adaptado da apresentação do livro e revisado por Mirna Juliana Santos Fonseca.

Educação PUC-Rio no Curso de Gestores 2023 de Duque de Caxias

No dia 24 de março de 2023, as professoras Cynthia Paes de Carvalho (Departamento de Educação da PUC-Rio) e Ana Cristina Prado de Oliveira (Unirio) ministraram a palestra da aula inaugural do "Curso de Gestores 2023: a identidade e as funções do diretor escolar no contexto municipal", da Rede Municipal de Duque de Caxias, a convite da Secretaria Municipal de Educação da rede.

A palestra abordou a "Matriz Nacional de Competências do Diretor: seus fundamentos e implicações". O curso (de 24/03 a 04/08), oferecido na modalidade presencial, destina-se a todos os diretores e vice-diretores da rede e é previsto na lei municipal da gestão democrática como formação obrigatória dos(as) gestores(as) eleitos.

Além da equipe da secretaria municipal, participaram dessa atividade de abertura do curso um total de 200 gestores da rede municipal de ensino de Duque de Caxias, que conta com 179 escolas nos segmentos de educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os gestores foram distribuídos em dois grupos (manhã e tarde) de maneira a possibilitar uma interlocução mais densa e participativa sobre os desafios e a relevância de seu trabalho com as professoras.

Revisão do texto: Mirna Juliana Santos Fonseca

Notícias

01-10-2025
Categoria: Destaques

MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2026

Curso de Especialização: Psicopedagogia Institucional e Clínica 

O curso atende a uma ...

30-09-2025
Categoria: Destaques

Seleção Doutorado 2026 - Resultado das entrevistas

A Comissão de Seleção Discente divulgou hoje, 30/09, o resultado das provas de entrevista do ...

23-09-2025
Categoria: Destaques

PUC-Rio cria curso para gestão escolar do sistema Firjan

Cynthia Paes de Carvalho destaca caráter estratégico da atuação dos gestores, inclusive do ...

19-09-2025
Categoria: Destaques

Reverberações da X Semana de Educação – parte 3

Textos livres

Por fim, os alunos tiveram a oportunidade de produzir textos livres que agregam ...

19-09-2025
Categoria: Destaques

Reverberações da Semana de Educação – parte 2

Educação hospitalar garante a continuidade da educação de crianças em tratamento de saúde

...

19-09-2025
Categoria: Destaques

Reverberações da Semana de Educação – parte 1

Diversas escolas para diversas infâncias 

O texto a seguir constitui uma atividade realizada ...

Copyright © 2025 Educação PUC-Rio. Todos os direitos reservados.


 Website produzido por
MULTIMEDIA DESIGN STUDIO