E-Book - "Avaliação Diagnóstica de Alfabetismo Escolar e Sociocultural de ADULTOS: Subsídios aos processos de ensino-aprendizagem de alfabetizandos adultos em Leitura e Escrita,
em Noções Lógico Matemáticas, Científicas e Socioespaço-Temporais".
E-Book - "Avaliação Diagnóstica de Alfabetismo Escolar e Sociocultural de ADULTOS
Para visualizar o respectivo vídeo, é só acessar o link: https://vimeo.com/1050912800
Apresentação: A reedição e a livre disseminação dessa obra objetivam compartilhar uma pesquisa original, desenvolvida por professores e pós-graduandos de Educação da PUC-Rio sobre
como articular processos de ensino-aprendizagem entre os saberes, competências e habilidades de Alfabetismo Sociocultural - ou sejam, aqueles já construídos experiencialmente pelos adultos ao longo de suas vidas sociais e culturais - aos saberes, competências e habilidades constitutivos do Alfabetismo Escolar, até o 4º Ano do Ensino Fundamental.
Com efeito, em 1996, tendo como pressupostos os princípios do Interacionismo Sócio-Histórico sobre as Zonas de Desenvolvimento Proximal (L S Vygotski: Pensamento e Linguagem, 1984),
foi desenvolvido um Estudo de Campo Exploratório, que operacionalizou - sob a forma de conceitos, construtos, variáveis, indices (R. Boudon: Le Vocabulaire des Sciences Sociales: concepts
et indices; 1971) - os saberes, competências e habilidades constitutivos sejam do Alfabetismo Sociocultural de Adultos, sejam do Alfabetismo Escolar Formal, em relação aos universos da
Escrita-Leitura, Noções Lógico-Matemáticas, Socicoespaço-Temporais e Científicas. Em relação a esses dois universos de saberes, competências e habilidades, foram operacionalizados quatro questionários temáticos, manual de orientações sobre sua aplicação, suplemento gráfico e vídeo - e, em especial, quatro Guias Pedagógicos de Avaliação Diagnóstica - em apoio a como os
alfabetizadores de adultos podem desenvolver processos de ensino-aprendizagem que potencializem a integração entre os Alfabetismos Sociocultural e o Escolar, valorizando os saberes
dos seus alfabetizandos adultos como constitutivos de uma cultura, sistema e forma de pensar próprios; e que todos - alfabetizadores e seus alfabetizandos adultos - vivam dialogicamente
um processo permanente de construção de alfabetismos.
Entre 1997 e 2002, essa obra foi disseminada gratuitamente pelo INEP / MEC através do Programa Alfabetização Solidária, no âmbito das parcerias desse Programa com Universidades e IES, que formaram equipes de educadores majoritariamente leigos em 2.019 Municípios de baixo IDH no Norte e no Nordeste; e em 5 Centros Metropolitanos através de classes comunitárias de
Alfabetização de Adultos. Diversas Universidades, como a UNIRIO, usaram sistematicamente essa proposta de Avaliação Diagnóstica. A própria equipe da PUC-Rio atuou na formação de 200
educadores leigos em 3 municípios do Nordeste; e de 120 educadores sociais em comunidades pobres no Grande Rio.
É esse contexto de adequabilidade dessa proposta de Avaliação Diagnóstica de Alfabetismo Adulto que nos induz a esperar a sua possível atualizacão - especialmente através das TDICs e
de celulares - com vista ao seu livre uso por Secretarias de Educação e por Movimentos Comunitários de Alfabetização de Adultos.
PUC-Rio, janeiro de 2025
Prof. Dr. José Carmelo B. Carvalh
CHAMADA PARA SELEÇÃO Nº 01/2024 – Processo de Seleção para
Professor Assistente 40 horas do Departamento de Educação
A inscrição poderá ser realizada no período de 25 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.
ATENÇÃO!!!!
INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 10 DE MARÇO DE 2025.
Às 16h do dia nove de dezembro de 2024, reuniu-se a Comissão de Seleção de Bolsista Sanduíche, composta pelas professoras doutoras Silvana Mesquita, Alexandra Coelho Pena e Patrícia Coelho do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, pela professora Doutora Ana Paula Soares Carvalho do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio e pela representante Discente do PPGE/PUC-Rio, Mariana Muniz Oliveira. Tendo sido apresentadas três propostas pelos discentes do PPGE/PUC-RIO Izabel Cristina de Souza, Helce Amanda de Oliveira Moreira e Willer Regis Moravia de Souza, a Comissão realizou a leitura e análise da documentação submetida pelos respectivos doutorandos. Adotou-se para as análises e classificação dos três candidatos os critérios de avaliação elencados no edital, a saber: I - adequação da documentação apresentada pelo candidato às exigências do Edital CAPES 26/2024 (indicado no item 9.2.5 do Edital CAPES 26/2024); II - a plena qualificação do candidato com comprovação do desempenho acadêmico e potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior (indicado no item 9.2.5 do Edital CAPES 26/2024); III - pertinência do plano de pesquisa no exterior com o projeto de tese e sua exequibilidade dentro do cronograma previsto (indicado no item 9.2.5 do Edital CAPES 26/2024); IV - adequação da instituição de destino e a pertinência técnico-científica do coorientador no exterior às atividades que serão desenvolvidas (indicado no item 9.2.5 do Edital CAPES 26/2024). Admitindo que os três candidatos atenderam plenamente às exigências do Edital, considerou-se como critério para classificação dos candidatos o grau de contribuição à internacionalização do PPGE e o maior potencial de integração com a linha de pesquisa e da tese com o coorientador.
A Comissão de Seleção aprovou, por unanimidade, os três candidatos estabelecendo a seguinte classificação: primeiro indicado foi Willer Regis Moravia de Souza para a Université de Limoges (FR), segundo indicado foi Helce Amanda de Oliveira Moreira, para North Carolina State University (EUA), terceiro indicado foi Izabel Cristina de Souza, para Universidad de Murcia (ESP).
A ata da seleção está disponível aqui
A Coordenação do PPGE/PUC-Rio informa que estão disponíveis os resultados finais do processo de seleção para o Mestrado, turma 2025.
Consulte os resultado na página do processo.
- Seleção PIPD/CAPES - Resultado Final
- Seleção de Bolsista PIPD - Cronograma de entrevistas
- Seleção de Mestrado 2025 - resultado da prova de entrevistas
- Seleção Mestrado 2025 – Banca de heteroidentificação
- Entrevista com Cesar Callegari é publicada na EOL
- Seleção Mestrado 2025 - Cronograma das entrevistas
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