No próximo semestre de 2023.1, o Departamento de Educação da PUC-Rio oferecerá a disciplina eletiva "Relações raciais e educação nas artes e estéticas periféricas" (EDU1731), ministrada pela professora Mylene Mizrahi.
Pensando como empreender uma educação para as relações raciais, o foco da disciplina é preparar futuras/os profissionais para lidar com a diversidade étnica em seu cotidiano. As discussões em aula tomarão por base as manifestações culturais e estéticas periféricas para explorar temas e conceitos centrais para a atualidade do debate proposto sobre temas, como: racismos cotidianos, racismo estrutural, negritude, branquitude, miscigenação, eugenia, colorismo, feminismo, apropriação cultural, afrofuturismo e democracia racial.
Oferecida pelo curso de Pedagogia da PUC-Rio, a disciplina foi concebida de modo a abarcar também as/os estudantes de outros departamentos da universidade.
A professora Mylene Mizrahi é Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com doutorado-sanduíche na University College London (UCL). Coordena o Estetipop - Laboratório em Estéticas, Cultura Pop e Antropologia. É pesquisadora associada ao Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA/PUC-Rio), ao Núcleo de Arte, Imagem e Pesquisa Etnológica (NAIPE/UFRJ), ao Grupo de Estudos do Consumo (UFF/UFRRJ) e é membro da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Ações e Experiências Juvenis (REAJ). Sua trajetória de pesquisa se faz junto ao funk carioca e às juventudes populares, assumindo perspectiva etnográfica para explorar seu interesse continuado na dimensão sensível da vida social. Atualmente investiga na interface entre antropologia, arte e educação, explorando temas como estéticas e artes periféricas; subjetivação artística, juventude e aprendizagem; corporalidade, gênero e relações raciais; consumo, imagem e virtualização da vida social; educação antirracista e para as relações étnico-raciais.
Criação e revisão de texto: Mirna Juliana Santos Fonseca
Na cerimônia, que teve como público professores e estudantes da universidade, a professora ministrou a Aula Magna, intitulada: "Como Paulo Freire tornou-se um autor internacional", na qual destacou os diálogos do autor com autores e instituições fora do Brasil.
Além da vasta produção acadêmica em âmbito nacional e internacional, a Profª. Maria Inês atuou em diversas frentes do Departamento de Educação, como a direção do departamento (2018-2020) e coordenação do Dinter (2012). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio (2009-2012), no qual orienta pesquisas que tratam de: formação de professores, didática, currículo e avaliação. Ela coordena o Grupo de Estudo Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar (GEFOCC), vinculado ao PPGE da PUC-Rio desde 2007, na linha de pesquisa "Trabalho Docente, Currículo, Aprendizagem e Práticas Pedagógicas".
É pesquisadora e membro de associações de pesquisa, como: a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no qual foi coordenadora do GT de Didática (2014-2015); a American Educational Research Association (AERA - desde 04/1977); e é Representante Nacional da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT - 2014-2021). Foi visiting scholar na Faculty of Education/ University of Cambridge (2014-2015). Orientou a pesquisa de doutorado de Ana Maria Loureiro, ganhadora do Prêmio CAPES/Educação - Menção Honrosa (2009) e recebeu Menção Honrosa pela inestimável contribuição no desenvolvimento da produção do conhecimento na área da pesquisa em Educação na Amazônia (2015).
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