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Live de lançamento do livro “Museu, educação e infância”

No dia 10 de maio aconteceu a live de lançamento do livro “Museu, educação e infância”, de Cristina Carvalho, Isabel Van Der Ley Lima, Monique Gewerc e Thamiris Bastos Lopes. A publicação é parte da celebração pelos dez anos de existência do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI), coordenado pela professora do Departamento, Cristina Carvalho. Entre os temas apresentados no livro estão a formação profissional, relação museu, escola e cidade, mediação, dimensão estética, formação cultural, políticas públicas e acesso aos museus. De acordo com Andréa Costa, educadora do Museu Nacional, “a excelência teórico-metodológica dos estudos aponta as bases cada vez mais sólidas sobre as quais o campo vem se desenvolvendo e os capítulos resultam da consolidação de um espaço aberto no meio acadêmico para a formação e a produção de conhecimento em educação museal, confirmando a importância da colaboração entre universidade e museus”. A live foi realizada no perfil do Instagram do GEPEMCI e contou com a participação de Cristina Carvalho e de dois autores convidados: Ozias de Jesus Soares, do Museu da Vida/Fiocruz, e Ana Dias-Chiaruttini, da Université Côte D´Azur.  

A vida na centralidade

Em março, o Departamento de Educação convidou o filósofo, professor e pesquisador Renato Noguera para ministrar a aula inaugural do semestre intitulada “Por uma educação antirracista”. Noguera iniciou sua apresentação com a sugestão do subtítulo “entre a cosmofilia e a cosmofobia” para o tema proposto. De acordo com o professor, o modelo que se consagrou em contextos euroasiáticos é o de sociedades com poucos recursos para a manutenção da vida e, por essa razão, lugares que se organizam pelo medo – cosmofobia – e que, portanto, produzem muralhas e sentimentos de xenofobia. Por outro lado, há sociedades que estão em uma atmosfera cosmofílica, ou seja, a relação com o mundo não se processa, necessariamente, pelo medo e, portanto, não há necessidade de ataque ao outro. Nesses casos, não existe uma mentalidade que projeta no futuro toda a felicidade. Um caráter do ambiente cosmofílico é ser biofílico, ou seja, coloca a vida na centralidade, ela vale o instante em que é vivida. A partir dessas e outras ideias apresentadas ao longo da aula, Noguera falou sobre a sua concepção de educação antirracista. De acordo com o professor, ela “precisa estar dentro de um projeto cosmofílico, do contrário, não conseguimos professá-la. Precisamos conversar com todos os seres e estabelecer um diálogo franco para a manutenção da vida”. Não conseguimos estabelecer esse diálogo, inclusive para dizer que não gostamos das mesmas coisas, mas a educação antirracista pressupõe gerenciar nossos conflitos e reconhecer que não teremos uma resposta única para tudo. Para assistir à aula completa, acesse o canal do departamento no YouTube (Educação PUC-Rio).

I Simpósio Bem-Estar Acadêmico no Ensino Superior

Nos dias 25 a 28 de maio, o Grudhe - Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação - e o NOAP - Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico - promoverão o I Simpósio Bem-Estar Acadêmico no Ensino Superior. Em sua primeira edição, o Simpósio busca reunir estudiosos de todo o país a fim de unir esforços em torno de, primeiramente, identificar os principais fatores que levam estudantes a adoecerem ou evadirem do Ensino Superior e, em segundo lugar, buscar estratégias de intervenção e de prevenção para este problema. O público-alvo do evento são professores universitários, gestores e funcionários do Ensino Superior, bem como estudantes e pesquisadores da área. Para maiores informações, acesse o site do evento.

Atenção professores, mestrandos e doutorandos. Curso de extensão “Docência no Ensino Superior”.

A oportunidade de atualizar seu conhecimento e trocar ideias com outros professores e pesquisadores

O que mudou na docência no ensino superior após a pandemia? Qual o papel e os objetivos da universidade no mundo atual?

Essas são questões importantes e fazem parte de um debate fundamental para professores e também para alunos e alunas de mestrado e doutorado que seguirão a vida acadêmica. Essas são também as provocações iniciais do novo curso de extensão oferecido pelo Departamento de Educação da PUC-Rio.

A turma terá a oportunidade de discutir sobre as novas exigências educacionais, formativas e profissionais do mundo contemporâneo e debater o papel da universidade e do professor no ensino superior, em articulação com a construção de práticas pedagógicas multidimensionais e comprometidas com a formação humana e profissional.

Ao longo de 65 horas de aulas síncronas e assíncronas, com leitura de textos, grupos de discussão, oficinas pedagógicas e elaboração de plano de ação pedagógica, serão abordados temas como a pedagogia universitária, o processo ensino-aprendizagem, a didática e o currículo, as metodologias de ensino e as tecnologias digitais. 

A coordenação do curso está a cargo das professoras Silvana Mesquita e Vera Candau.

 

Quer saber mais? Clique aqui para obter mais informações e fazer a sua inscrição.

Clique aqui para baixar o cartaz de divulgação.

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