Notícias

Curso de extensão sobre pesquisa quantitativa em educação

O Departamento de Educação está ofertando o curso de extensão: "Pesquisa Quantitativa em Educação: uma introdução aos métodos estatísticos e à análise de dados", coordenado pela professora Naira Muylaert. Este curso oferece uma base sólida, tanto teórica quanto prática, para educadores e pesquisadores que desejam aprimorar suas habilidades em coleta, análise e interpretação de dados quantitativos no contexto educacional. Ao longo do curso, os participantes aprenderão a aplicar métodos estatísticos básicos, utilizar softwares, como SPSS, R ou Excel, e trabalhar diretamente com bancos de dados educacionais reais, como o Censo da Educação Básica e o SAEB. Além disso, o curso tem como diferencial o foco em atividades práticas, nas quais os alunos aprenderão a identificar padrões, tendências e relações nos dados, e desenvolver habilidades essenciais para a interpretação de resultados de pesquisas quantitativas e a formulação de relatórios. Destinado a professores do ensino superior, mestrandos e doutorandos das Ciências Humanas e Sociais, o curso prepara os alunos para lidar com as principais ferramentas de análise de dados educacionais, fornecendo o conhecimento necessário para conduzir e interpretar pesquisas quantitativas com precisão. O curso tem carga horária total de 36h. Para mais informações e para realizar a inscrição, acesse aqui.

Texto: Bruno Tovar Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

Metodologias de pesquisa para estudos de políticas educacionais

Nos dias 30 e 31 de agosto, durante a XIV Reunião Anual da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), realizada na Fundação Carlos Chagas, em São Paulo, foi lançado o dossiê “Metodologias de pesquisa para estudos de implementação de políticas educacionais”, organizado pelos professores Rodrigo Rosistolato (UFRJ), Maria do Carmo M. T. Cruz (UNICID) e pela professora da PUC-Rio, Cynthia Paes Leme. Ao falar sobre esse número especial da revista, Cynthia afirma que é "fruto de um conjunto de debates realizados no âmbito da REIPPE, nos quais identificamos a necessidade de sistematizar, em um único espaço, abordagens metodológicas, clássicas e inovadoras, que têm sido construídas para o aprofundamento das reflexões sobre os cenários de implementação de políticas públicas, com destaque às educacionais." A professora explica que a "reflexão sobre a metodologia utilizada numa investigação é central e estruturante de qualquer pesquisa, embora tenda a ganhar um caráter mais informativo do que reflexivo nos relatórios, artigos, livros, teses e dissertações. Citamos a metodologia utilizada e os resultados do uso das técnicas no trabalho de campo e/ou na análise, mas não explicitamos os detalhes do uso ou de uma abordagem metodológica." Para ela, "esmiuçar as metodologias propostas e como foram efetivamente usadas permite reflexões para pesquisadores e estudantes que estão fazendo pesquisas e também para gestores que querem analisar a implementação de programas, projetos ou ações." Por fim, a organizadora do dossiê conclui:
As reflexões reunidas neste dossiê serão importantes tanto para pesquisadores que já estudam a implementação de políticas educacionais, quanto para aqueles em formação. O dossiê reúne três objetivos complementares: 1) Um caráter formativo - estudantes que decidirem analisar a implementação de políticas públicas, particularmente educacionais terão um conjunto de experiências compartilhadas por pesquisadores em diversos momentos de sua carreira; 2) Uma perspectiva epistemológica de adentrar nos detalhes de investigações realizadas e compreender as bases teóricas e conceituais estruturantes das metodologias desenvolvidas; 3) Salientar a pluralidade de abordagens para análises de implementação de políticas educacionais, considerando as de caráter qualitativo, quantitativo e mistas. (Cynthia Paes Leme)
O dossiê conta com artigo da professora Alicia Bonamino, em coautoria com Vanda Ribeiro e Alexsandro Santos; outros artigos de Marina Meira e de Paulo de Carvalho, ambos egressos do PPGE/PUC-Rio. As pós-doutorandas Maria Elizabete Neves Ramos e Mirna Juliana Santos Fonseca, ambas bolsistas FAPERJ no PPGE/PUC-Rio, também assinam um texto em parceria. O dossiê foi publicado no nº 17 da Revista @mbienteeducação, publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Esse número especial da revista pode ser acessado aqui:

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

Seleção Doutorado 2025 - Cronograma de entrevistas

O cronograma das provas de entrevista do processo seletivo de Doutorado 2025 já está disponível na página da seleção.

Seleção Doutorado 2025: Resultado da Avaliação de Anteprojetos

O resultado da fase de avaliação dos anteprojetos do processo seletivo de Doutorado 2025 já está disponível na página da seleção.  

Notícias

05-08-2025
Categoria: Destaques

Prorrogadas as inscrições para seleção do PPGE/PUC-Rio

As inscrições para o processo seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de ...

23-07-2025
Categoria: Destaques

Seminário de Pesquisa sobre Violência Escolar Brasil-Colômbia

No dia 9 de julho de 2025 o Grupo de Pesquisa sobre a Profissão, Formação e Exercício ...

01-07-2025
Categoria: Destaques

Mediação e Público Infantil em Museus

Com satisfação, informamos que o Curso de Extensão Mediação e Público Infantil em Museus , ...

Copyright © 2025 Educação PUC-Rio. Todos os direitos reservados.


 Website produzido por
MULTIMEDIA DESIGN STUDIO