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VI Simpósio Luso-Brasileiro conta com organização do PPGE/PUC-Rio

Durante os dias 26 a 30 de agosto de 2024 acontecerá, presencialmente, o VI Simpósio Luso-Brasileiro/I Simpósio Luso-Afro-Brasileiro em Estudos da Criança na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - campus Maracanã ) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - campus Praia Vermelha). A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) também contribuem para a realização do evento. Conforme apresentação no site do simpósio,  o objetivo é promover "reflexões com ênfase na interdisciplinaridade, na invenção artística e na defesa da criança como cidadã política e da infância como possibilidade de educação e resistência. A programação conta com conferências, mesas redondas, oficinas, mostra de filmes, lançamento de livros, plenária dos grupos de pesquisa e comunicações orais em oito eixos temáticos." Convidamos estudantes e professores a se inscreverem no simpósio. Está aberta a submissão de trabalhos para comunicações orais, oficinas, mostra de filmes e lançamento de livros.

Indicação de estudante do PPGE para concorrer ao PDSE

Às 17h do dia 29 de abril de 2024, reuniu-se a Comissão de Seleção de Bolsista Sanduíche, composta pelos professores Pedro Teixeira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, Giselle Ferreira (PPGE/PUC-Rio) e Pâmela Esteves (PPGECC/UERJ), bem como Willer Moravia, Representante Discente do PPGE/PUC-Rio. Tendo sido apresentada uma única proposta, a Comissão realizou a leitura e análise da documentação submetida pela doutoranda Natália de Oliveira Melo, vinculada ao PPGE/PUC-Rio e orientada pela Profa. Mylene Mizrahi, tendo como critérios de avaliação os requisitos elencados em Edital, a saber: I - adequação da documentação apresentada pelo candidato às exigências do Edital; II - a plena qualificação do candidato com comprovação do desempenho acadêmico e potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior; III - pertinência do plano de pesquisa no exterior com o projeto de tese e sua exequibilidade dentro do cronograma previsto; e IV - adequação da instituição de destino e a pertinência técnico-científica do coorientador no exterior às atividades que serão desenvolvidas. Considerando que a candidata atende plenamente às exigências do Edital, a Comissão de Seleção aprovou, por unanimidade, a indicação da doutoranda à Bolsa Sanduíche a ser implementada no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), sob a supervisão do Professor Dr. Paulo Jorge Pinto Raposo, com vigência de 1 de setembro de 2024 a 31 de março de 2025. Além disso, a Comissão ressaltou a importância do período sanduíche como parte fundamental da estratégia de internacionalização do PPGE/PUC-Rio.

Revista EOL publica novo número

A Revista Educação Online (EOL), do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, publicou seu último número, referente aos meses de janeiro a abril de 2024. Esse nº 45 da revista é composto com 11 artigos e uma resenha. A EOL é um periódico revisado por pares e publicado quadrimestralmente. É classificada como A4 no Qualis Capes (2017-2020) e prioriza artigos que apresentem resultados de pesquisas sobre relações de ensino-aprendizagem e temáticas relevantes no campo educacional. Publica também artigos de revisão de literatura sobre temáticas atuais, entrevistas, resenhas e traduções de artigos recém-publicados. O conteúdo dos artigos está disponível gratuitamente no site da revista: https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/issue/view/39

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

Da disciplina de Prática de Ensino para evento na UERJ

No segundo semestre de 2023, os alunos da disciplina de Prática de Ensino em Escola Fundamental foram convidados a utilizarem os Diários de Aula (na perspectiva de Miguel A. Zabalza) como instrumento de observação, análise e registros das rotinas nos espaços educativos, onde a prática de estágio se desenvolveu. Mais do que descrever essas rotinas e o que estava sendo observado, a proposta de registrar em um diário consistiu no exercício da reflexão entre os elementos constituintes do campo de estágio e os referenciais teóricos estudados na disciplina e ao longo da graduação. A vivência sinalizou que a prática dos estágios, auxiliada pela ferramenta dos diários, teve um grande valor formativo, sobretudo no que se refere ao exercício reflexivo sobre os dilemas e ao entendimento de referências para enfrentar tais contextos que atravessam a prática pedagógica. O resultado dessa experiência foi apresentado no I Colóquio da Rede de Conhecimento Docente, promovido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no período de 16 a 19 de abril de 2024. O trabalho intitulado “Os diários de aula como instrumento de formação: narrativas de um Estágio Supervisionado a partir da análise de dilemas”, foi escrito e apresentado pela Profª. Simone Oliveira e as alunas da disciplina, Ana Cristal Barroso Pereira e Sofia Ribeiro Garcia Souto Maior.

Texto: Simone de Miranda Oliveira Franca

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

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