Notícias

MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2026

Curso de Especialização: Psicopedagogia Institucional e Clínica 

O curso atende a uma demanda crescente do mercado de formação de psicopedagogos diferentes para enfrentar os desafios contemporâneos relacionados à aprendizagem do ser humano em diversas fases da vida. A Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica conta com 360 horas de aulas teóricas e 90 horas de estágio, a ser realizada no campo de escolha do estudante, sob a supervisão de professores do curso.

Tem como objetivo de formar profissionais com subsídios teóricos, metodológicos e práticos para atuarem nas áreas institucional e clínica.

Qualificar profissionais para a realização de avaliações psicopedagógicas abrangentes, utilizando instrumentos e técnicas adequadas para identificar as necessidades específicas de cada estudante e/ou da instituição de ensino. 

Capacitar profissionais para o desenvolvimento de disciplinas psicopedagógicas clínicas e institucionais com crianças, adolescentes, jovens e adultos, contemplando as relações sociais de raça, gênero e classe, buscando combater as desigualdades e a sobreposição de opressões e discriminações existentes no ambiente educacional.

Preparar profissionais para atuarem no Ensino Superior e na Educação Básica.

Para mais informações clique aqui .

Seleção Doutorado 2026 - Resultado das entrevistas

A Comissão de Seleção Discente divulgou hoje, 30/09, o resultado das provas de entrevista do processo seletivo de Doutorado 2026, que pode ser conferido na  página da seleção .

Apenas após a banca de heteroidentificação será divulgado o resultado final da seleção, com a classificação das pessoas candidatas aprovadas.

Em breve, o cronograma atualizado será divulgado na página do processo de seleção.

PUC-Rio cria curso para gestão escolar do sistema Firjan

Cynthia Paes de Carvalho destaca caráter estratégico da atuação dos gestores, inclusive do ponto de vista da política pública da educação

A PUC-Rio firmou um acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro para a oferta de um curso de especialização em gestão escolar, direcionado a gestores de unidades do Sistema Firjan. Quem está à frente da iniciativa é a professora e Doutora em Educação pela PUC-Rio Cynthia Paes de Carvalho, que explicou a importância estratégica da formação de lideranças nas escolas:

“Essa característica de liderança é um fator de eficácia escolar, portanto, um fator a favor dos resultados”, afirma Cynthia.

A aula inaugural do curso será no dia 26 de setembro, e as disciplinas começarão no dia 24 de outubro. Serão três turmas de 40 alunos, de forma semipresencial. Em um ano, Cynthia projetou que seriam formados os primeiros 40 membros das equipes de gestão.

Por Isabella Carvalho*

Clique aqui para ter acesso a entrevista!

 

 

Reverberações da X Semana de Educação – parte 3

Textos livres

Por fim, os alunos tiveram a oportunidade de produzir textos livres que agregam poesia ao registro da semana e das falas das palestrantes. Sendo assim, Marcelo nos traz uma carta sensível sobre a aula inaugural, de Verônica Pinheiro, somando aos poemas de Giulia e Eduarda. Já Marcela, contribui com uma “lista de avisos” após a fala de Rosane Martins sobre a classe hospitalar do Inca.

Querida amiga, sobre o que vi e ouvi

Rio de Janeiro, 01 de setembro de 2025.

Querida amiga,

Hoje vivi algo que preciso compartilhar com você. Fui à palestra da professora Verônica Pinheiro, e saí de lá com a sensação de que a educação que conhecemos é apenas uma pequena parte do que ela pode ser. Ela falou de crianças que aprendem brincando, mesmo em contextos difíceis. De professores que ousam adaptar a escola à vida, e não a vida à escola. Contou histórias de aldeias onde a sala de aula é à beira do rio, e de favelas onde o pátio é a rua, e o currículo é feito de memórias e afetos.

O que mais me chamou a atenção, foi quando ela disse que a criança já chega à escola cheia de saberes, e que nosso papel é criar espaço para que eles floresçam. Sair de lá com a certeza de que educar é um ato de coragem, mas também de delicadeza. E fiquei pensando: quantas vezes, na pressa de ensinar, esquecemos de ouvir? 

Espero que um dia possamos assistir juntos a algo assim. Tenho certeza de que você também sairia transformado.

Com carinho, do seu eterno amigo,

Marcelo de Carvalho

 

A escola não viva e então viva

A escola limita a utilização de linguagens pelas crianças

Limite a experiência de descobrir

De explorar

O adulto sempre por ali porque sabe de tudo

E a criança não sabe de nada.

 

O aluno que se submete e é controlado, é premiado

O aluno que questiona é punido

Por que continuamos decidindo pelas crianças?

Como se elas não conseguissem decidir nada

 

O adulto é para ser o exemplo

Ser a voz agregadora

Ser mediador

Ser amigo da criança

Ser ouvinte

E ajudar a entender que

Escola não é prédio, é onde se vai para aprender.

Giulia Zeitune

 

Viva a escola

 

O que é escola?

“é aonde a gente vai pra aprender”

então eu sou escola

então você é escola

então

trajetória é escola

o canto

uma dança

memória é escola

o desenho

o tecido

história é escola

o menino

uma menina

terra é escola

vida é escola

escola viva

viva a escola!

 

Eduarda Candiota

 

Lista de Avisos aos Desavisados:

 

As crianças do INCA são pessoas que possuem direitos;

As crianças do INCA querem viver, até onde puderem, assim como 

você que não está em um hospital;

As crianças do INCA não são objetos de dificuldades e marcas de sofrimento;

As crianças do INCA possuem famílias e amigos;

As crianças do INCA lutam muito mais do que os adultos no trabalho;

As crianças do INCA devem ser respeitadas e vistas como crianças;

As crianças do INCA frequentam a escola e aprendem diariamente;

As crianças do INCA são invisibilizadas, assim como seus educadores, mas BASTA.

 

Marcela Severo

 

Notícias

01-10-2025
Categoria: Destaques

MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2026

Curso de Especialização: Psicopedagogia Institucional e Clínica 

O curso atende a uma ...

30-09-2025
Categoria: Destaques

Seleção Doutorado 2026 - Resultado das entrevistas

A Comissão de Seleção Discente divulgou hoje, 30/09, o resultado das provas de entrevista do ...

23-09-2025
Categoria: Destaques

PUC-Rio cria curso para gestão escolar do sistema Firjan

Cynthia Paes de Carvalho destaca caráter estratégico da atuação dos gestores, inclusive do ...

19-09-2025
Categoria: Destaques

Reverberações da X Semana de Educação – parte 3

Textos livres

Por fim, os alunos tiveram a oportunidade de produzir textos livres que agregam ...

19-09-2025
Categoria: Destaques

Reverberações da Semana de Educação – parte 2

Educação hospitalar garante a continuidade da educação de crianças em tratamento de saúde

...

19-09-2025
Categoria: Destaques

Reverberações da Semana de Educação – parte 1

Diversas escolas para diversas infâncias 

O texto a seguir constitui uma atividade realizada ...

Copyright © 2025 Educação PUC-Rio. Todos os direitos reservados.


 Website produzido por
MULTIMEDIA DESIGN STUDIO