Notícias

Curso de Extensão Online Museologia, Educação Popular e Pensamento Freiriano

Curso de Extensão Online Museologia

O Museu Virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas/UFPA oferece Curso de Extensão Online “Museologia, Educação Popular e Pensamento Freiriano: esperançando comunidades, trajetórias e futuros em transformação”.

Com a presença do Professor Dr. Renato Pontes Costa (NEAd/PUC-RIO), a Doutoranda do PPGE Lidiane da Costa Monteiro (DEdTec/PUC-RIO), a Graduanda em Pedagogia e bolsista de Iniciação Científica Ana Beatriz Garcia Musulão (NEAd e DEdTec/PUC-RIO) e, nomes que trabalham e pesquisam Educação Popular e Museologia Social, num encontro para troca de experiências e conhecimentos entre Rio de Janeiro, Pará e Minas Gerais.

Quando? De 12 a 16 de maio de 2025.

Horário: das 19h às 22h

Onde? Online

Público-alvo: estudantes e pesquisadores das áreas de museologia social e licenciaturas, com enfoque em educação popular.

Inscrições: http://museusurrupira.blogspot.com

Formulário:https://forms.gle/pFosmyvt3RNms1k68

A sua presença será bem-vinda!!!

Estudantes de Pedagogia na Caixa Cultural

Curso de Extensão Online Museologia

No dia 15 de abril, a professora Cristina Carvalho foi com seu grupo de pesquisa GEPEMCI e os alunos do 1º período do curso de Pedagogia à exposição “Criaturas Fantásticas: uma vivência de arte com crianças” na Caixa Cultural, do Programa Educativo Gente Arteira.


A Caixa Cultural disponibilizou transporte de ida e volta, realizou várias atividades com o grupo e ainda ofereceu um delicioso lanche a todos.

O professor Renato Pontes também compareceu à visita. Foi uma tarde inesquecível!

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

TRILHAS DO PIBID

O Pibid/PUC-Rio (Edital Capes 10/2024) reunirá seus 96 bolsistas de Iniciação à Docência para atividades integradoras no Centro Loyola de Fé e Cultura no dia 10 de abril. Será um encontro de trabalho das 7 Licenciaturas da PUC-Rio, que participam do Programa: Biologia, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras (Português e Inglês) e Pedagogia.


O curso de Pedagogia participa desse Edital com o subprojeto “Alfabetização na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a função social da leitura e da escrita”, incluindo 24 alunas bolsistas, três professores supervisores das escolas de Educação Básica e coordenado pela professora Alexandra Pena.

Para os/as licenciandos/as de Pedagogia é uma oportunidade de acompanhar o processo de alfabetização desde a pré-escola até o 2º ano do Ensino Fundamental, vivenciando práticas alinhadas ao que está disposto nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica, ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ao Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil e à BNCC e de contribuir com o apoio didático-pedagógico às crianças no processo de alfabetização através das ações desenvolvidas.

EOL publica seção temática sobre desigualdades e discriminação na educação

Revista Educação Online – EOL (PPGE/PUC-Rio) publicou a seção temática intitulada: “Entendendo as relações entre desigualdade e discriminação na educação: um desafio internacional atual”.  Trata-se de um dossiê publicado originalmente em francês no volume 28/2024 da Revue Éducation Comparée, intitulado: “Les politiques éducatives au défi de la lutte contre les inégalités et les discriminations scolaires: un enjeu international aujourd’hui”, organizado por Choukri Ben Ayed (Université de Limoges), Alicia Bonamino (PUC-Rio) e Cynthia Paes de Carvalho (PUC-Rio).


A seção temática conta com 11 artigos. Na apresentação do dossiê, os organizadores explicitam os propósitos e objetivos da publicação:

Compreender como as desigualdades educacionais e a discriminação estão inter-relacionadas em diferentes contextos nacionais e subnacionais é o propósito deste dossiê. O objetivo é abrir um espaço de debates científicos sobre as relações entre desigualdade e discriminação, examinando quatro contextos nacionais: França, Brasil, Chile e Argentina. As diferentes contribuições baseiam-se nas principais constatações e análises relacionadas à desigualdade e à discriminação provenientes de pesquisas realizadas nesses quatro países desde os anos 1950-1960 até os dias de hoje, com foco especial nas últimas décadas. Os artigos analisam as relações entre os resultados e as agendas políticas dos projetos de transformação das escolas ou de democratização da escolarização nos diferentes contextos nacionais. O foco de atenção e reflexão especial serão as principais questões e estratégias políticas desenvolvidas em resposta às limitações percebidas nas transformações realizadas e nos problemas educacionais recém-identificados, especialmente a partir da década de 1980.

Convidamos a todos para acessar a revista, ler e compartilhar os artigos desta seção:

 
Ainda de acordo com os organizadores, a tradução do dossiê para publicação na Revista Educação Online – EOL foi uma “forma facilitar a divulgação também para o público de língua portuguesa pesquisas e discussões realizadas no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização CAPES-PRINT/Departamento de Educação da PUC-Rio em sua Linha 2 ‘Desigualdades, práticas e instituições: desafios para as políticas públicas no campo da educação’, que desenvolvemos entre 2019 e 2023.”

Boa leitura!

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

 

07-05-2025
Categoria: Destaques

Curso de Extensão Online Museologia, Educação Popular e Pensamento Freiriano

Curso de Extensão Online Museologia

O Museu Virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas/UFPA oferece Curso de Extensão Online ...

25-04-2025
Categoria: Destaques

Estudantes de Pedagogia na Caixa Cultural

Curso de Extensão Online Museologia

No dia 15 de abril, a professora Cristina Carvalho foi com seu grupo de pesquisa GEPEMCI e os ...

10-04-2025
Categoria: Destaques

TRILHAS DO PIBID

O Pibid/PUC-Rio (Edital Capes 10/2024) reunirá seus 96 bolsistas de Iniciação à Docência para ...

24-02-2025
Categoria: Eventos

Seminários Críticos de Educação e Tecnologia

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, a PUC-Rio sediou o encontro Seminários Críticos de Educação e ...