Políticas de alfabetização em debate

O Laboratório de Avaliação da Educação (Laed) convida para a palestra: Políticas de alfabetização em debate, com César Callegari (Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada) e Alexsandro Santos (Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica – MEC), no próximo dia 14 de setembro, às 14h30, no Auditório do Mezanino (Espaço Leandro Konder).

Após a mesa, às 17h, será lançado o livro: Pacto pela alfabetização: arranjos e contextos, de Maria Elizabete Neves Ramos. O livro é fruto da tese de doutorado de Elizabete, desenvolvida no PPGE, sob a orientação da professora Alicia Bonamino, que assim apresenta a obra:

“O livro consegue superar a literatura tradicional sobre implementação de políticas educacionais, apontando para novas referências, de forma inovadora. A autora mobiliza autores do campo da ciência política na análise do Pnaic, uma política cujas normas foram definidas nacionalmente e na qual coube ao governo federal um modo de coordenação que precisou transitar pela divisão de competências garantida pela Constituição Federal de 1988 e, portanto, pelo regime de colaboração entre a União, estados e municípios. A análise aborda ainda a forma como o Pnaic foi adaptado e reformulado pelos atores do processo de implementação em contextos políticos e institucionais diversos do estado do Rio de Janeiro, como a secretaria estadual e as secretarias municipais de educação, as escolas e uma universidade federal. Suas análises permitem a autora chegar à conclusão de que o enfrentamento dos conflitos e as realizações do Pnaic foram propiciados por um ambiente de trabalho colaborativo e de abertura ao diálogo e à negociação. O desvelamento da trajetória do Pnaic no contexto fluminense mostra, de maneira crítica e inspiradora, algo em certo sentido inédito para a cultura política brasileira: uma crença na positividade de políticas públicas educacionais, mesmo daquelas desenvolvidas em ambientes federativos e institucionais complexos e conflituosos.” (Texto da segunda orelha do livro).

O livro pode ser adquirido no site da editora Appris.

Para acessar o Espaço Leandro Konder, subir a escada ao lado do Auditório Padre Anchieta – térreo do prédio Cardeal Leme.