A parceria interinstitucional resultou não apenas na criação de uma ferramenta tecnológica inovadora, mas também no reconhecimento da titularidade do programa junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). “A obtenção da patente junto ao INPI é um marco importante, pois representa o reconhecimento da autoria pessoal na criação do aplicativo e a confirmação de que sua concepção só foi possível graças ao apoio das duas instituições de ensino superior envolvidas”, acentua Rosália Duarte. Além disso, as cientistas afirmam que o aplicativo demonstra o compromisso das universidades com a promoção da inclusão social e da melhoria de vida das pessoas com deficiência.
O app foi desenvolvido tendo em vista diversos aspectos e instrumentos. Um deles levou em conta os graus de comprometimento das crianças com a síndrome, seguindo os parâmetros do Participation and Environment- Children and Youth (PEM-CY), instrumento utilizado para realização de entrevista com pais e cuidadores de crianças e jovens com idades entre 5 e 17 anos com ou sem deficiência, a fim de avaliar a perspectiva, tanto dos pais como dos cuidadores, acerca da participação e também dos fatores contextuais em três diferentes ambientes que a criança participa: casa, escola e comunidade. O PEM-CY foi criado e desenvolvido por pesquisadores do Centre for Childhood Disability Research (CanChild), do Canadá, em 2010.
O ComuniZika foi desenvolvido para sistema Android e pode ser baixado neste link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.citei.comunizika&hl=pt_PT&gl=US
Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca
É com muita alegria que convidamos alunos e professores para a Aula Inaugural do Departamento de Educação de 2024.1, que ocorrerá no dia 13 de março, às 9 horas, no Auditório Padre Anchieta.
A aula intitulada "Educação e tecnologia: questões críticas e orientações para a pesquisa" será ministrada pela professora Joana Peixoto, coordenadora do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Educação e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Para Ciências e Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Joana Peixoto possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1991) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Paris 8. É líder do Kadjót - Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação.
Contamos com a presença de todos
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