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Conclusão do Programa Residência Pedagógica (2022-2024) no curso de Pedagogia da PUC-Rio

No dia 31 de março de 2024, foi concluído o Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da PUC-Rio (Edital 2022-2024), que teve início em outubro de 2022 e contou com a participação de 19 graduandas, sob a coordenação da Profª. Silvana Mesquita, com apoio da Profª. Maria Inês Marcondes. Os objetivos do programa têm um alcance que vai além da atuação das residentes em sala de aula, pois pretende aproximar a universidade da escola e dar suporte para a renovação de suas práticas, quando necessário. Os números de escolas e pessoas envolvidas nas atividades do programa foram os seguintes:

As residentes de Pedagogia atuaram em escolas municipais, onde foram recebidas pelos professores preceptores, com quem elaboraram e desenvolveram projetos para turmas dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil.

Enquanto esses projetos eram pensados e praticados junto aos alunos das escolas municipais, as residentes desenvolviam habilidades e competências essenciais para sua formação docente e preparação para o mercado de trabalho, como:

A equipe do programa elaborou um relatório com uma síntese dos projetos desenvolvidos e relatos das residentes sobre sua atuação, que pode ser acessado aqui.

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

Indicações para bolsas FAPERJ Nota 10

No dia 07 de março de 2024, às 11:00h, reuniu-se a Comissão de Seleção para indicação de bolsistas Faperj Nota 10 composta pelos professores Pedro Pinheiro Teixeira (Vice-Coordenador do PPGE/PUC-Rio) e Thiago Leite Cabrera Pereira da Rosa (membro do Quadro Docente Principal), bem como pelo representante discente, Willer Regis Moravia de Souza (estudante de doutorado). Tendo sido analisados os históricos escolares e o CV Lattes dos estudantes da turma de mestrado de 2023 e da turma de doutorado de 2022, foram indicados à bolsa o/as pós-graduando/as abaixo mencionado/as, seguindo os seguintes critérios: 1) Atendimento aos requisitos indicados no edital referente às bolsas; 2) CR nas disciplinas obrigatórias; 3) CR acumulado. Mestrado Gisele Barros Gonzaga Anna Clara Diniz Cadilhe Machado Doutorado José Elesbão Duarte Filho O Programa de Pós-Graduação em Educação parabeniza as alunas e aluno indicado e suas orientadoras!

Aula inaugural com Joana Peixoto (IFGO)

No dia 13 de março, a professora Joana Peixoto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFGO), ministrou a aula inaugural do primeiro período de 2024. Com o título "Educação e tecnologia: questões críticas e orientações para a pesquisa", explorou e problematizou imagens, metáforas e ideias usualmente associadas às tecnologias, sua pretensa neutralidade e suas relações com a educação. A aula contou com a mediação da diretora do Departamento de Educação, profa Cristina Carvalho, da coordenadora de Graduação, profa Alexandra Pena, e da coordenadora da Pós-Graduação, profa. Giselle Ferreira. Estudantes de graduação, pós-graduação e professores compareceram em peso ao Auditório Pe. Anchieta. Agradecemos a todos pela presença e à professora Joana, pela aula marcante e significativa para nós!  

Parceria entre Grupem e ObEE lança app ComuniZika

Uma parceria interinstitucional entre o Grupo de Pesquisa, Educação e Mídia (Grupem), da PUC-Rio, e o Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE), da UFRRJ, iniciada em 2019, com pesquisas coordenadas pelas professoras Rosália Duarte (Grupem) e Márcia Denise Pletsch (ObEE), lançou neste mês de março o app ComuniZika. Ambas as pesquisas foram financiadas pelo CNPq e/ou Faperj. Como parte do projeto,  Érica Costa Vliese Zichtl Campos realizou pesquisa de doutorado no PPGE/PUC-Rio, na qual apresenta como foi pensado o app, a fim de melhorar habilidades de comunicação e interação social das crianças com síndrome congênita do Zika Vírus com suas mães, pais e educadores. Para criar o aplicativo, as pesquisadoras contaram com atuação ativa dos familiares e professoras de crianças com a síndrome em todo o processo de elaboração e validação dos recursos que compõem o ComuniZika. De acordo com matéria publicada por Michelle Carneiro, no site da UFRRJ:
A parceria interinstitucional resultou não apenas na criação de uma ferramenta tecnológica inovadora, mas também no reconhecimento da titularidade do programa junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). “A obtenção da patente junto ao INPI é um marco importante, pois representa o reconhecimento da autoria pessoal na criação do aplicativo e a confirmação de que sua concepção só foi possível graças ao apoio das duas instituições de ensino superior envolvidas”, acentua Rosália Duarte. Além disso, as cientistas afirmam que o aplicativo demonstra o compromisso das universidades com a promoção da inclusão social e da melhoria de vida das pessoas com deficiência.
       O app foi desenvolvido tendo em vista diversos aspectos e instrumentos. Um deles levou em conta os graus de comprometimento das crianças com a síndrome, seguindo os parâmetros do Participation and Environment- Children and Youth (PEM-CY), instrumento utilizado para realização de entrevista com pais e cuidadores de crianças e jovens com idades entre 5 e 17 anos com ou sem deficiência, a fim de avaliar a perspectiva, tanto dos pais como dos cuidadores, acerca da participação e também dos fatores contextuais em três diferentes ambientes que a criança participa: casa, escola e comunidade. O PEM-CY foi criado e desenvolvido por pesquisadores do Centre for Childhood Disability Research (CanChild), do Canadá, em 2010. O ComuniZika foi desenvolvido para sistema Android e pode ser baixado neste link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.citei.comunizika&hl=pt_PT&gl=US

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

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