Usos de IA por jovens: participação do PPGE/PUC-Rio em projeto multilateral de educação comparada

O projeto “Empowering minds: youth-led AI and critical consciousness in the global South” (Empoderando mentes: usos de IA por jovens e consciência crítica no sul global) foi um dos dez projetos aprovados para financiamento pelo Programa Vision Grants da Spencer Foundation (EUA).

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2024 por uma equipe de pesquisadores inseridos no campo dos Estudos Críticos da Educação e Tecnologia sob a coordenação central da Professora Selena Nemorin (Universidade de Monash, Austrália), incluindo os professores Neil Selwyn (Universidade de Monash), Sindu George (Universidade Católica da Austrália, coordenadora do projeto na Índia), Beatrice Bonami (Universidade de Edimburgo), Hayford Ayerakwa (Universidade de Gana, coordenador do projeto em Gana) e Giselle Ferreira, do PPGE/PUC-Rio, coordenadora do projeto no Brasil.

A equipe está engajada na criação e implementação de um projeto de múltiplas etapas, com a intenção de ir além dos discursos da IA como instrumento de opressão, marginalização e desinformação. Inspirado em abordagens da pedagogia crítica e teorias pós-coloniais, assim como métodos de pesquisa comparada, o projeto tem, como um de seus objetivos, identificar apropriações locais de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) que possam promover a conscientização crítica por jovens no sul global, visando criar formas alternativas para o desenvolvimento de IA sustentadas nos princípios da liberdade, equidade e justiça.

Na segunda etapa dos trabalhos, a ser inaugurada com o recebimento, em junho, da grant da Fundação Spencer, serão desenvolvidos instrumentos para coletas de dados em larga escala a ser conduzida na terceira etapa. O trabalho envolverá levantamentos de bibliografia, revisões de literatura aprofundadas e produção de dados qualitativos em cada um dos países mencionados.

Texto: Giselle Ferreira

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

PT_BR