Notícias

Livro sobre Educação de Jovens e Adultos

O Grupo de Estudos e Pesquisas em EJA (GEPEJA), coordenado pela Profª. Sandra Sales (UFRRJ) acaba de lançar o livro: "Educação de Jovens e Adultos: diálogos contemporâneos", que conta com o Prof. Renato Pontes, do Departamento de Educação da PUC-Rio, como coorganizador. Como explica o professor Renato, "Além das pesquisas do grupo, o livro faz ainda um diálogo com outros pesquisadores da área de EJA de outras instituições do Brasil e de também outros países." No prefácio, Claudia Lemos Vóvio (Unifesp) afirma que: "O livro revisita temas substantivos da EJA e abre-se a novos, ampliando os horizontes e abarcando uma gama de contribuições e quadros teóricos que se somam aos já consagrados, ou atualizam-nos diante de variados objetos de estudo e problemáticas. Materializa-se numa ação de resistência por colocar em pauta a EJA e o direito humano à educação e, simultaneamente, numa ação de reexistência por criar modos outros de focalizar diferentes facetas que a constituem e produzir novos conhecimentos sobre essa modalidade educativa, sujeitos e agentes que atuam nesse campo." Também estão presentes nesta publicação o doutorando do PPGE/PUC-Rio, José Elesbão Duarte Filho, que assina o capítulo: "Saberes em formação: memória dos processos de formação desenvolvidos pelo NEAd Puc-Rio no projeto Grandes Centros Urbanos"., em parceria com a professora Maria Inês Marcondes e Renato Pontes. O artigo é oriundo da pesquisa de mestrado de José Duarte, também desenvolvida no PPGE/PUC-Rio. O livro foi publicado pela Pedro & João Editores e pode ser baixado gratuitamente em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/educacao-de-jovens-e-adultos-dialogos-contemporaneos/

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

"Revoga Já! BNCC-Formação": participação de estudante de Pedagogia em seminário na UERJ

O Fórum Estadual de Mobilização e Defesa do Curso de Pedagogia realizou, no dia 26 de junho de 2023, o Seminário Estadual do Rio de Janeiro: em defesa da formação de professoras/es, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A professora e coordenadora do curso de graduação em Pedagogia da PUC-Rio, Alexandra Pena, participa das reuniões do fórum junto com a estudante de pedagogia e representante do Centro Acadêmico, Liriel Farias.   O evento unificou o debate entre profissionais da educação básica e do ensino superior, estudantes e movimentos sociais contra a resolução n° 02/2019, do Conselho Nacional de Educação, conhecida como "BNC-Formação", cujo prazo para implementação é 2024. Trata-se de uma política pública com objetivo de reformular o currículo dos cursos de Pedagogia e de licenciaturas para adequação da formação de professores à implementação da BNCC e Novo Ensino Médio, que não representa os interesses do campo educacional.

A mesa de discussão da manhã, intitulada: "Pela revogação da BNC-Formação e retomada da resolução 02/2015" contou com a participação das professoras: Adriana Delgado (UFRJ), Lucília Lino (UERJ) e Walcéa Alves (UFF), com mediação da estudante Liriel Farias (PUC-Rio).

A mesa de debates da tarde tratou de "Políticas educacionais como território de disputa: lutar, resistir, transformar", e contou com a participação da professora Lisete Jaehn (UFF) e dos estudantes: Ana Vidal (UFRJ), Carolyne Gomes (UFF) e Gabriel Gomes (UFRRJ), além das representantes de entidades: Elizabeth Barbosa (ANDES) e Ericka Cunha (Coletivo ELA), com mediação do estudante Augusto César (UFRRJ).

Produção da notícia e revisão do texto: Mirna Juliana S. Fonseca

Formação de Educadores em/para os Direitos Humanos - Prof. Renato Pontes

O professor Renato Pontes publicou o artigo "Formação de Educadores em/para os Direitos Humanos: memórias e processos" na revista Humanidades e Inovação, editada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). No artigo, Renato Pontes apresenta um relato de experiência sobre o processo de formação de professores em/para os direitos humanos no curso de Pedagogia e demais licenciaturas da PUC-Rio, com recorte temporal entre 2013 e 2022.  Conforme informa o resumo do texto, "Esse processo vem se constituindo como espaço para produção de sentido e percepção dos direitos humanos pelos estudantes, para além da discussão teórica sobre o tema. [...] O texto evidencia a potencialidade desse processo formativo, na medida em que os estudantes exercitam a criatividade, a autoria e a autonomia na produção de oficinas pedagógicas de direitos humanos. O relato aponta, ainda, possíveis desdobramentos do trabalho na produção de materiais e atividades de extensão no campo da educação em direitos humanos." O artigo compõe o dossiê: "Uma década de implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos no Brasil", organizado pela Profª. Drª. Aline Daiane Nunes Mascarenhas (UNEB), Prof. Dr. Fernando da Silva Cardoso (UPE) e Profª. Drª. Janaina Guimarães da Fonseca e Silva (UPE). Conforme apresentação no site da revista, o dossiê teve como objetivo: "ampliar a agenda de investigação comprometida em problematizar os desafios e as dimensões político-pedagógicas relativas à implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH) nas diversas esferas da educação brasileira. Assim, o conjunto de textos, em linhas gerais, preenche um importante espaço no campo das pesquisas sobre formação para os direitos humanos e, sobretudo, discute como têm sido dimensionados princípios relacionados a esta norma em diferentes espaços e desde múltiplas experiências nos campos da formação docente, do ensino, da pesquisa e da extensão."

Criação e revisão do texto: Mirna Juliana Santos Fonseca

GECEC lança novo livro

O Grupo de Estudos Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC) convida para o lançamento de seu novo livro: "Cotidiano, educação e culturas: realizações, tensões e novas perspectivas", organizado pela coordenadora do grupo, a Profª. Vera Maria Candau. Trata-se de uma publicação coletiva sobre a relação entre processos educacionais e cultura, desenvolvida pelo grupo, vinculado ao Departamento de Educação da PUC-Rio. A obra contou com a participação de docentes, alunos(as) de mestrado e doutorado, pós-doutores e profissionais da educação básica. Todos(as) comprometidos com uma educação transformadora para uma sociedade justa e solidária. O encontro de lançamento será dia 29 de junho, às 17h, no Colégio Teresiano (R. Marquês de São Vicente, 331). O livro é publicado pela organização não governamental Novamerica em versão impressa e e-book, que pode ser baixado aqui: http://www.novamerica.org.br/ong/?p=2563

Criação e revisão do texto: Mirna Juliana Santos Fonseca

07-05-2025
Categoria: Destaques

Curso de Extensão Online Museologia, Educação Popular e Pensamento Freiriano

Curso de Extensão Online Museologia

O Museu Virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas/UFPA oferece Curso de Extensão Online ...

25-04-2025
Categoria: Destaques

Estudantes de Pedagogia na Caixa Cultural

Curso de Extensão Online Museologia

No dia 15 de abril, a professora Cristina Carvalho foi com seu grupo de pesquisa GEPEMCI e os ...

10-04-2025
Categoria: Destaques

TRILHAS DO PIBID

O Pibid/PUC-Rio (Edital Capes 10/2024) reunirá seus 96 bolsistas de Iniciação à Docência para ...

24-02-2025
Categoria: Eventos

Seminários Críticos de Educação e Tecnologia

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, a PUC-Rio sediou o encontro Seminários Críticos de Educação e ...

Copyright © 2025 Educação PUC-Rio. Todos os direitos reservados.


 Website produzido por
MULTIMEDIA DESIGN STUDIO