Da disciplina de Prática de Ensino para evento na UERJ

No segundo semestre de 2023, os alunos da disciplina de Prática de Ensino em Escola Fundamental foram convidados a utilizarem os Diários de Aula (na perspectiva de Miguel A. Zabalza) como instrumento de observação, análise e registros das rotinas nos espaços educativos, onde a prática de estágio se desenvolveu.

Mais do que descrever essas rotinas e o que estava sendo observado, a proposta de registrar em um diário consistiu no exercício da reflexão entre os elementos constituintes do campo de estágio e os referenciais teóricos estudados na disciplina e ao longo da graduação.

A vivência sinalizou que a prática dos estágios, auxiliada pela ferramenta dos diários, teve um grande valor formativo, sobretudo no que se refere ao exercício reflexivo sobre os dilemas e ao entendimento de referências para enfrentar tais contextos que atravessam a prática pedagógica.

O resultado dessa experiência foi apresentado no I Colóquio da Rede de Conhecimento Docente, promovido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no período de 16 a 19 de abril de 2024. O trabalho intitulado “Os diários de aula como instrumento de formação: narrativas de um Estágio Supervisionado a partir da análise de dilemas”, foi escrito e apresentado pela Profª. Simone Oliveira e as alunas da disciplina, Ana Cristal Barroso Pereira e Sofia Ribeiro Garcia Souto Maior.

Texto: Simone de Miranda Oliveira Franca

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

en_US