A Revista Educação Online – EOL (PPGE/PUC-Rio) publicou a seção temática intitulada: “Entendendo as relações entre desigualdade e discriminação na educação: um desafio internacional atual”. Trata-se de um dossiê publicado originalmente em francês no volume 28/2024 da Revue Éducation Comparée, intitulado: “Les politiques éducatives au défi de la lutte contre les inégalités et les discriminations scolaires: un enjeu international aujourd’hui”, organizado por Choukri Ben Ayed (Université de Limoges), Alicia Bonamino (PUC-Rio) e Cynthia Paes de Carvalho (PUC-Rio).
A seção temática conta com 11 artigos. Na apresentação do dossiê, os organizadores explicitam os propósitos e objetivos da publicação:
Compreender como as desigualdades educacionais e a discriminação estão inter-relacionadas em diferentes contextos nacionais e subnacionais é o propósito deste dossiê. O objetivo é abrir um espaço de debates científicos sobre as relações entre desigualdade e discriminação, examinando quatro contextos nacionais: França, Brasil, Chile e Argentina. As diferentes contribuições baseiam-se nas principais constatações e análises relacionadas à desigualdade e à discriminação provenientes de pesquisas realizadas nesses quatro países desde os anos 1950-1960 até os dias de hoje, com foco especial nas últimas décadas. Os artigos analisam as relações entre os resultados e as agendas políticas dos projetos de transformação das escolas ou de democratização da escolarização nos diferentes contextos nacionais. O foco de atenção e reflexão especial serão as principais questões e estratégias políticas desenvolvidas em resposta às limitações percebidas nas transformações realizadas e nos problemas educacionais recém-identificados, especialmente a partir da década de 1980.
Convidamos a todos para acessar a revista, ler e compartilhar os artigos desta seção:
Ainda de acordo com os organizadores, a tradução do dossiê para publicação na Revista Educação Online – EOL foi uma “forma facilitar a divulgação também para o público de língua portuguesa pesquisas e discussões realizadas no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização CAPES-PRINT/Departamento de Educação da PUC-Rio em sua Linha 2 ‘Desigualdades, práticas e instituições: desafios para as políticas públicas no campo da educação’, que desenvolvemos entre 2019 e 2023.”
Boa leitura!
Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca