O nº 182 da Revista Novamerica (abr./jun. 2024) traz artigos de três professoras do Departamento de Educação da PUC-Rio.
A proposta desse número é levantar reflexões e aproximações sobre “aspectos relacionados à indução/inserção profissional, formação inicial e continuada, ao papel do estágio supervisionado, ao acompanhamento e à supervisão da prática docente, bem como às experiências de formação realizadas em diferentes espaços.” Ainda de acordo com o editorial, os artigos apresentados neste número tratam também dos “impactos causados à prática docente pelos cenários neoliberais, as competências que o/a professor/a precisa desenvolver no que se refere à necessidade dele/a estabelecer diferentes relações: com seus pares, alunos/as, famílias, comunidades intra e extra escolares e, ainda, sobre, por exemplo, seu papel frente à inteligência artificial e sua participação em sindicatos.”
As professoras do Departamento de Educação que assinam artigos na revista são: Silvana Mesquita, Rosália Duarte e Menga Lüdke:
A publicação é produzida pela organização não governamental Novamerica, sociedade civil sem fins lucrativos que atua no estado do Rio de Janeiro desde 1991 e colabora com centros, organizações da sociedade civil e órgãos do setor público de outros estados brasileiros e de países da América Latina. Por isso, a revista é editada em português e espanhol e se intitula: “La revista de la Pátria Grande”.
Convidamos a todos a acessarem a revista neste link. Boa leitura!
Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca